header top bar

section content

Mutuários poderão recorrer a seguradora para garantir reparos de casas com problemas

Os mutuários das casas construídas com recursos do Sistema Financeiro de Habitação ao pagarem suas prestações mensais, estão disponibilizando 20% do valor da mensalidade para o Seguro Habitacional.

Por

19/03/2009 às 00h57

Representantes da FEPAMOC e CONAM estão em Cajazeiras, apresentando aos mutuários da casa própria, uma solução para os que buscam garantir os reparos de casas com problemas de construção.

A CONAM (Confederação Nacional das Associações Comunitárias), com sede em Recife, vem procurando atender ao grande número de pessoas que moram em núcleos habitacionais que foram construídos através do Sistema Financeiro de Habitação (CEHAP, CEF, etc.) e que reclamam por suas moradias estarem apresentando defeitos de construção. A entidade esta trazendo para Cajazeiras os serviços da Advocacia Associada e assessoria técnica, um grupo especializado que trabalha para que estas pessoas tenham seus direitos garantidos.

A informação é do presidente da CONAM, Antonio Camelo, e do vereador do Partido Progressista, Chico de Bianô.

Eles acentuam que os mutuários das casas construídas com recursos do Sistema Financeiro de Habitação ao pagarem suas prestações mensais, estão disponibilizando 20% do valor da mensalidade para o Seguro Habitacional, que é mandado para uma seguradora que terá como obrigação dar garantias ao morador para: reformar a casa se esta apresentar defeito de construção e quitar o financiamento em caso de morte ou invalidez permanente desses mutuários.

Direito de Todos
Mas, para que estas pessoas possam garantir o direito de ter sua casa reformada tem que abrir um processo e é aí que entra o trabalho da Advocacia Associada, que vai acionar a seguradora na justiça sem nenhuma despesa para o mutuário.

A equipe é composta por técnicos e advogados. Nesta quarta-feira (18), aconteceu a primeira reunião na zona norte de Cajazeiras. O presidente da CONAM, Antonio Camelo, os técnicos em edificações Rodrigo Eduardo e Cláudio Martins, além dos captadores, Mertô Ferreira e Helder Cândido, juntamente com o vereador Chico de Bianô apresentaram as famílias e as lideranças comunitárias, o andamento de todo o processo.

“Estamos plenamente satisfeitos com o inicio do trabalho realizado pela CONAM em Cajazeiras, os resultados serão excelentes, vamos iniciar o cadastramento e sem dúvidas quem ganhará com isso será a população menos favorecida, que teve seus direitos lesados pelas empresas construtoras das casas habitacionais, e que agora haverão de pagar pelo erro cometido, disse o vereador Chico de Bianô.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: