header top bar

section content

Missão chinesa descobre jazidas de ferro no município de Cajazeiras

O prefeito Léo Abreu está entusiasmado com a noticia, e aguarda a chegada da missão chinesa, que tem planos robustos de exploração de minério de ferro em Cajazeiras.

Por

16/03/2009 às 10h46

O município de Cajazeiras distante 483 km da capital do estado, após ser anunciada a cidade que mais cresce no interior paraibano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), recebe mais uma boa noticia, que impulsionará ainda mais o desenvolvimento regional. Um missão chinesa no Brasil descobriu a existência de jazidas de ferro e vários outros minérios na cidade, através de estudos técnicos desenvolvidos há vários anos e só agora divulgado.

Um grupo de empresários chineses foi recebido pelo governador José Maranhão na ultima semana apresentando um “ mapa de mineralogia” do estado. O empresários estarão visitando a cidade de Cajazeiras nesta terça-feira(17), onde serão recebidos pelo prefeito Léo Abreu para apresentação do mapa de exploração dos minérios encontrados no município.

Segundo informações do ex-prefeito Antonio Quirino de Moura, no mapa consta a existência de ferro e vários outros minérios que deverão ser explorados pelas empresas chinesas.

O prefeito Léo Abreu está entusiasmado com a noticia, e aguarda a chegada da missão chinesa, que tem planos robustos de exploração de minério de ferro em Cajazeiras.

A possível descoberta já rende expectativas na população. Segundo informações preliminares, as jazidas foram descobertas há vários anos, tendo sido mantido um silêncio sobre a existência e o tamanho das reservas existentes no município, como estratégia de exploração, o chamado período de silêncio, determinado pela Comissão de Valores Mobiliários para as empresas que pretendem ingressar na Bolsa de Valores.

‘‘O que posso dizer é que estará se desenvolvendo pesquisas em busca de novas reservas e áreas, mas só após a visita do grupo de empresários chineses a Cajazeiras é que termos uma posição mais concreta da dimensão destas jazidas e quais ous outros minérios encontrados em nosso município” afirmou Antonio Quirino.

“Posso dizer que o item que mais pesa para o projeto é o minério de ferro, sem dúvida’’, disse. Ele observou que executivos, apresentaram ao governo os planos de expansão e os investimentos em logística que seriam necessários para dar suporte ao crescimento. O projeto incluiria a construção de um minerioduto integrado a uma ferrovia.

‘‘Eles nos disseram que tinham esse projeto e interesse de desenvolvê-lo junto com o governo. Se por acaso o governo não tivesse recursos eles teriam condições de fazer por conta própria, demonstrando segurança e determinação em implantá-lo. Mas uma parceria com eles seria muito importante. Esperamos que os estudos, quando concluídos, possam se complementar’’, frisou Quirino, acrescentando que, uma vez concluídos os levantamentos, a expectativa é que as partes se reúnam para discutir mais uma vez os projetos. ‘‘Qualquer reserva que a empresa conseguir confirmar só reforça a viabilidade disso’’, disse ainda.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: