header top bar

section content

Vale do Piancó ganhará mais seis emissoras de rádio FM

São três convencionais e três comunitárias. Os municípios contemplados são Coremas, Conceição, Catingueira e Itaporanga.

Por

12/03/2009 às 01h04

Até o começo do segundo semestre deste ano, pelo menos mais seis emissoras de rádio em Freqüência Modulada (FM) serão implantadas no Vale. São três convencionais e três comunitárias. Os municípios contemplados são Coremas, Conceição, Catingueira e Itaporanga.

A emissora de Coremas já está outorgada e sua freqüência será 88,5 MHz. A empresa concessionária é o Sistema de Comunicação Anel do Brejo LTDA, que é ligado ao exprefeito de Patos, Dinaldo Wanderley (PSDB).

A empresa também vai instalar uma emissora FM em Catingueira, mas o estúdio da rádio será montado em Patos. Sua freqüência é 92,3 MHz e aguarda liberação do Congresso Nacional, o que deve ocorrer nos próximos quatro meses. Em Conceição, o estúdio da Conceição FM está em fase de conclusão e a rádio deverá ir ao ar até o começo de março. A emissora irradiará na freqüência 91,1 MHz e pertence ao Sistema de Comunicação Rio Serra Vermelha, controlado pelo exprefeito Alexandre Braga (PSB).

Conceição deverá ganhar também este ano duas emissoras comunitárias: uma da Associação de Radiodifusão Comunitária de Conceição e que vai funcionar na Av. Sólon de Lucena, nº 99, e outra da Associação de Comunicação Comunitária do Distrito Monte Video e cujo estúdio será montado na Rua Bom Jesus, da referida localidade. As duas comunitárias vão atuar na mesma freqüência: 285 (104,9).

Uma rádio comunitária (Boa Nova) também será implantada em Itaporanga. A freqüência da emissora é 104,9 e já foi liberada pelo Ministério das Comunicações e aprovada pelo Congresso Nacional. A rádio é da Fundação Cultural Professora Anália Rodrigues, controlada pelo advogado e ex-vereador Titico Pedro.

A emissora comunitária já esteve no ar no final da década passada por força de liminar, mas foi fechada por determinação da Antel (Agência Nacional de Telecomunicações), e somente agora, dez anos depois de requerer a concessão, a rádio é autorizada a funcionar. A comunitária vai operar na Avenida Soares Madruga, centro da cidade.

A maioria dos municípios do Vale já tem rádios comunitárias no ar ou em fase de implantação. Seis cidades regionais (Igaracy, Aguiar, Olho D’água, Curral Velho, Serra Grande e Santa Inês) ainda não tem emissora comunitária, mas existem canais disponíveis nesses municípios e entidades concorrendo ao serviço.

Fonte:Folha do Vale

Tags:
Recomendado pelo Google: