header top bar

section content

Cajazeiras lidera casos de Hanseníase na Paraíba

O município de Cajazeiras, é um dos principais alvos da doença que tem cura, mas que se não for diagnosticada precocemente

Por

10/02/2009 às 09h18

O município de Cajazeiras, é um dos principais alvos da doença que tem cura, mas que se não for diagnosticada precocemente pode causar deformidades e incapacidades físicas. A hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos.

Os sintomas da hanseníase inicialmente são quase imperceptíveis, ela pode aparecer por uma mancha avermelhada ou esbranquiçada que não causa dor, e por isso os pacientes demoram a procurar auxilio médico. Segundo Rui Lima, técnico do Núcleo de Doenças Endêmicas/ Hanseníase da Secretaria de Saúde do Estado este é o fator que torna a hanseníase uma doença grave.

Em 2005 o índice de hanseníase na Paraíba era em média de 4 a 6,5 pessoas infectadas por 10.000 habitantes, números que diminuíram para 1,3, e se dão de acordo com Rui Lima, pelas ações que a Secretaria de Saúde do Estado tem realizado nos 220 municípios do Estado em que matem equipes de Saúde da Família treinadas e capacitadas para diagnosticar e tratar essa doença. Rui afirmou que o segredo está na divulgação dos sintomas: “Estamos realizando campanhas de divulgação dos sintomas e isso tem levado a comunidade a procurar os médicos especializados, o que tem ajudado muito na redução da hanseníase na Paraíba” ressaltou.

No ultimo domingo do mês de janeiro foi comemorado o dia nacional de luta contra a hanseníase, a secretaria de saúde do município de Cajazeiras está fazendo divulgação de sintomas e breves consultas médicas.

O tratamento para a hanseníase está disponível gratuitamente nas redes que integram o SUS, Sistema Único de Saúde.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: