header top bar

section content

Governo quer registrar todos os paraibanos

O Governo da Paraíba, por meio da SEDH – Secretaria do Desenvolvimento Humano, disponibilizará toda sua estrutura para uma campanha que deve abranger todo o estado em favor do registro de nascimento. Uma parceria está sendo firmada entre o órgão e a ARPEN – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Paraíba, no sentido de […]

Por

31/01/2009 às 18h17

O Governo da Paraíba, por meio da SEDH – Secretaria do Desenvolvimento Humano, disponibilizará toda sua estrutura para uma campanha que deve abranger todo o estado em favor do registro de nascimento. Uma parceria está sendo firmada entre o órgão e a ARPEN – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Paraíba, no sentido de erradicar definitivamente o sub registro de nascimento e os chamados registros tardios, ou seja, aqueles em que o indivíduo é registrado anos após o seu nascimento.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Edina Wanderley, deverão ser feitas mobilizações em todas as regiões da Paraíba, envolvendo todos os segmentos da sociedade civil organizada. “Igrejas, associações, entidades de classe, entre outros membros da sociedade, serão fortes aliados nessa importante campanha em favor do registro de nascimento”, enfatizou Edina. A SEDH possui unidades nos principais municípios da Paraíba, que podem servir como bases, de onde os trabalhos poderão alcançar também as cidades de menor porte.

De acordo com o presidente da ARPEN, Valber Azevedo, pessoas de vários municípios registram seus filhos tardiamente ou simplesmente não procuram nenhum cartório para fazer a certidão de nascimento. Ele enfatizou que o indivíduo que não tem registro de nascimento, não é considerado cidadão brasileiro, portanto, vive excluído da sociedade ou simplesmente não existe. “A nossa meta é erradicar o sub registro, tornando os indivíduos verdadeiros cidadãos”, afirmou Azevedo.

A campanha em favor do registro de nascimento já existe em âmbito nacional, tendo a Paraíba como um dos estados da federação que mais incentivam os seus cidadãos sobre a importância da certidão de nascimento.

Da Redação com Secom/PB

Tags:
Recomendado pelo Google: