header top bar

section content

Cássio entrega portarias a 383 agentes penitenciários

O governador Cássio Cunha Lima entrega, na próxima segunda-feira, às 15h, no Cine Banguê, as portarias dos primeiros 383 candidatos aprovados e classificados no concurso público de Agente de Segurança

Por

19/01/2009 às 11h28

O governador Cássio Cunha Lima entrega,hoje,(19) às 15h, no Cine Banguê, as portarias dos primeiros 383 candidatos aprovados e classificados no concurso público de Agente de Segurança Penitenciária. A nomeação dos novos servidores estaduais vai minorar um dos principais problemas do sistema penitenciário, que é o déficit de agentes.

O edital de convocação destes candidatos foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira. Logo após receberem as portarias, os novos servidores deverão tomar posse do cargo na Secretaria de Administração do Estado.

O concurso público para 2.000 vagas de agentes de segurança penitenciária foi realizado no dia 8 de junho do ano passado, com cerca de 30 mil candidatos concorrentes. Na seqüência, houve a segunda etapa do concurso, a avaliação psicológica. A terceira e última etapa do concurso é o Curso de Formação (concluído por vários aprovados), que está sendo ministrado na Escola de Gestão Penitenciária (aulas teóricas), de segunda à sexta-feira, situada à rua Jesus de Nazaré, s/n, Jaguaribe, João Pessoa.

O curso de formação é ministrado em cinco etapas com 120 alunos, cada, totalizando os mais de 600 futuros agentes. O curso é dividido em quatro módulos: Administração Penitenciária; Saúde e Qualidade de Vida; Segurança e Disciplina; Relações Humanas e Reinserção Social. Na área prática as disciplinas: equipamento de proteção e tiro defensivo; e defesa pessoal que inclui armamento, munição e tiro.

Na disciplina Administração Penitenciária os futuros agentes estudam sobre o estatuto do Servidor Público; Direito constitucional; Direito Processual Penal; e Redação Oficial. No módulo saúde e qualidade de vida serão vistas as disciplinas: Primeiros Socorros; e Atenção e Saúde Mental. Na parte de segurança e disciplina os futuros agentes estudam Gerenciamento de Crises; Procedimentos de Disciplina; Direitos Fundamentais do Preso; e Rádio-Comunicação.

Da Redação com
Jornal da Paraíba

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!