header top bar

section content

Cássio entrega portarias a 383 agentes penitenciários

O governador Cássio Cunha Lima entrega, na próxima segunda-feira, às 15h, no Cine Banguê, as portarias dos primeiros 383 candidatos aprovados e classificados no concurso público de Agente de Segurança

Por

19/01/2009 às 11h28

O governador Cássio Cunha Lima entrega,hoje,(19) às 15h, no Cine Banguê, as portarias dos primeiros 383 candidatos aprovados e classificados no concurso público de Agente de Segurança Penitenciária. A nomeação dos novos servidores estaduais vai minorar um dos principais problemas do sistema penitenciário, que é o déficit de agentes.

O edital de convocação destes candidatos foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira. Logo após receberem as portarias, os novos servidores deverão tomar posse do cargo na Secretaria de Administração do Estado.

O concurso público para 2.000 vagas de agentes de segurança penitenciária foi realizado no dia 8 de junho do ano passado, com cerca de 30 mil candidatos concorrentes. Na seqüência, houve a segunda etapa do concurso, a avaliação psicológica. A terceira e última etapa do concurso é o Curso de Formação (concluído por vários aprovados), que está sendo ministrado na Escola de Gestão Penitenciária (aulas teóricas), de segunda à sexta-feira, situada à rua Jesus de Nazaré, s/n, Jaguaribe, João Pessoa.

O curso de formação é ministrado em cinco etapas com 120 alunos, cada, totalizando os mais de 600 futuros agentes. O curso é dividido em quatro módulos: Administração Penitenciária; Saúde e Qualidade de Vida; Segurança e Disciplina; Relações Humanas e Reinserção Social. Na área prática as disciplinas: equipamento de proteção e tiro defensivo; e defesa pessoal que inclui armamento, munição e tiro.

Na disciplina Administração Penitenciária os futuros agentes estudam sobre o estatuto do Servidor Público; Direito constitucional; Direito Processual Penal; e Redação Oficial. No módulo saúde e qualidade de vida serão vistas as disciplinas: Primeiros Socorros; e Atenção e Saúde Mental. Na parte de segurança e disciplina os futuros agentes estudam Gerenciamento de Crises; Procedimentos de Disciplina; Direitos Fundamentais do Preso; e Rádio-Comunicação.

Da Redação com
Jornal da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: