header top bar

section content

Colegiado Pleno da UFCG homologa resultado da eleição para reitor

Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, 26, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) homologou o resultado da consulta à comunidade universitária – realizada no último dia 10 – para subsidiar a composição das listas tríplices, de reitor e vice-reitor, para o mandato 2009-2012, a ser encaminhadas ao Ministério […]

Por

27/11/2008 às 01h00

/Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, 26, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) homologou o resultado da consulta à comunidade universitária – realizada no último dia 10 – para subsidiar a composição das listas tríplices, de reitor e vice-reitor, para o mandato 2009-2012, a ser encaminhadas ao Ministério da Educação.

Tão logo o relatório da Comissão Especial, responsável pela consulta, foi aprovado, as listas foram compostas e uma votação foi realizada entre os conselheiros, referendando os nomes dos professores Thompson Mariz e Edilson Amorim, candidatos à reeleição e vencedores na eleição comunitária.

O presidente da Comissão Especial, Camilo de Lélis, apresentou o relatório intercalando explicações sobre a dinâmica desenvolvida e respondendo a questionamentos dos conselheiros sobre os números e detalhes do processo. O resultado final da consulta, em termos percentuais, realizados os cálculos da proporcionalidade dos votos, reelegeu o reitor Thompson Mariz com 85,43 % dos votos e Edilson Amorim, vice-reitor, com 79,52%. Os votos em branco somaram 5,90% e os nulos, 7,07%.

Após a leitura do relatório, a sessão foi aberta às considerações. Às representações sindicais e associações da comunidade universitária foi dado o direito de participarem do debate. Delas, apenas a Aduf-CG se pronunciou, reiterando “preocupações com os fatos jurídicos, administrativos e políticos” que marcaram o pleito, causando o mesmo rebate (das últimas sessões) em parte dos membros do colegiado que defenderam a idoneidade da Comissão Especial e a legitimidade da condução do processo pelo Pleno.

Listas
Como é de praxe nos conselhos universitários, na elaboração das listas tríplices, o reitor e vice-reitor reeleitos escolheram os dois nomes para completarem a relação que será enviada ao MEC. Compuseram a lista com Thompson Mariz (27 votos), Bráulio Maia Júnior (2) e João Batista Queiroz (1); para vice-reitor, com Edilson Amorim (27 votos), foram votados Lemuel Guerra (2) e Wellington Mota (1). Em ambas votações houve uma abstenção. As listas serão encaminhadas ao MEC ainda esta semana.

Ascom UFCG com redação

Tags:
Recomendado pelo Google: