header top bar

section content

Governo do Estado propõe parceria para fazer estudos sobre Barragem Engenheiro Ávidos

O Governo do Estado encaminhou proposta ao Ministério da Integração Nacional para a realização de estudos e averiguação da estabilidade da Barragem Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), no município de Cajazeiras, cujas áreas também beneficiam as várzeas da Sousa, segundo informou o secretário da Infra-estrutura, Francisco Quintans. Na proposta de estudos da Barragem Engenheiro Ávidos […]

Por

28/10/2008 às 11h32

O Governo do Estado encaminhou proposta ao Ministério da Integração Nacional para a realização de estudos e averiguação da estabilidade da Barragem Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), no município de Cajazeiras, cujas áreas também beneficiam as várzeas da Sousa, segundo informou o secretário da Infra-estrutura, Francisco Quintans.

Na proposta de estudos da Barragem Engenheiro Ávidos encaminhada ao secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério de Integração Regional, João Reis Santana, pelo secretário Quintans, é mostrada a importância econômica e social que este manancial representa para a população do Sertão.

Proposta

A proposta de realização de estudos sobre a situação do manancial se deve, também, para que este possa atender a demanda do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, que beneficiará a Paraíba e cujas obras deverão estar concluídas em 2012.

Na correspondência, lembra que a barragem é uma obra do governo federal, mas o Governo do Estado está interessado em participar destes estudos técnicos. O Engenheiro Ávidos tem capacidade de acumular 255 milhões de metros cúbicos de água, mas está limitado a 200 milhões. Lembra que é do conhecimento da população de Sousa que o mesmo tem sofrido alguns recalques, resultando em abertura de juntas do maciço.

Por fim, lembra Quintans, os trabalhos poderão ser realizados em parceria com entidades como DNOCS, Universidade Federal de Campina Grande, e entidades privadas de consultoria especializadas no ramo de atividades.

Da redação com SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: