header top bar

section content

Senador José Maranhão recebe parlamentares da Suécia

O senador Maranhão agradeceu à visita dos colegas suecos e a cooperação entre os dois países.

Por Luzia de Sousa

30/03/2016 às 16h13

José Maranhão recebe parlamentares da Suécia

O Senador José Maranhão (PMDB-PB) recebeu em audiência na secretaria da Comissão de Constituição, Justiça e cidadania uma comissão de parlamentares da Suécia. Os deputados estavam acompanhados pelo Embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn.

Segundo os congressistas suecos, a Suécia está colaborando com o Brasil no processo de investigação de atos de corrupção e esperam que o país supere os desafios que se apresentam desse processo.

O senador Maranhão agradeceu à visita dos colegas suecos e a cooperação entre os dois países. Destacou a importância do estudo da comissão parlamentar sueca sobre o processo político e constitucional do Brasil.

Maranhão, quando Indagado sobre os desafios decorrentes da crise, destacou a solidez da democracia e das entidades pátrias e essa solidez garante um processo de resolução sem rupturas. A exemplo, citou o caso do impeachment de ex presidente, ocorrido em um passado recente.

O Senador Maranhão também foi questionado se o sistema presidencialista seria o melhor neste momento de desafios. Respondeu que, particularmente, acredita que o sistema parlamentarista seria mais eficiente na resolução de conflitos, no entanto, em outra crise, de igual proporção à atual, o país experimentou, por um breve período, o parlamentarismo. A experiência foi rechaçada pela população brasileira em plebiscito. Em outra oportunidade, por ocasião da revisão constitucional de 1993, a população também rejeitou a adoção do regime parlamentarista, lembrou o Senador.

Na opinião de Maranhão, o parlamentarismo oferece melhores alternativas às crises, mas a cultura do povo brasileiro faz com que este opte pelo presidencialismo.

No fim da audiência e Embaixador Sueco agradeceu à gentileza da recepção e a aula sobre o processo politico brasileiro ofertada pelo Senador José Maranhão.

Da Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan