header top bar

section content

Brasileiros tem 4 dias para sacar PIS; Paraibanos estão em segundo lugar com maior número de saques

O abono salarial é um 14º salário direcionado ao trabalhador de baixa renda”, afirmou o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira; prazo termina dia 30

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

27/06/2016 às 14h55 • atualizado em 27/06/2016 às 14h56

Ministério da Fazenda esclarece quem tem direito de saque do PIS/Pasep (Foto: Reprodução/Ministério da Fazenda)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para o trabalhador sacar seu PIS/PASEP referente ao ano de 2015. Mais de 1,5 milhão de trabalhadores ainda não retiraram o dinheiro, segundo o Ministério do Trabalho. O abono salarial corresponde a R$ 880, valor do salário mínimo.

Os trabalhadores que são cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenham remuneração mensal de até dois salários mínimos, e exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 tem direito a esse beneficio.

“O abono salarial é um 14º salário direcionado ao trabalhador de baixa renda”, afirmou o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

O PIS é destinado a funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o PASEP destinado aos servidores públicos.

Caso o trabalhador não saque seu beneficio até o prazo final, quinta-feira (30), os recursos voltaram para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

COMO SACAR

Se tiver o  Cartão Cidadão, o PIS pode ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica ou em uma Casa Lotérica;

Dirigindo-se até uma agência da Caixa portando documento de identificação;

Os participantes do PASEP, devem procurar uma agência do Banco do Brasil com documento de identificação.

Segundo o último balanço do Ministério do Trabalho, foram pagos R$ 18,3 bilhões para mais de 22 milhões de trabalhadores, 93,7%. O estado da Paraíba é o segundo estado do Brasil com o maior número de saque do abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 97% dos paraibanos já sacaram o benefício.

Para mais informações sobre o PIS/PASEP basta ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho (número 158), para a Caixa Econômica (0800-7260207) e para o Banco do Brasil (0800-7290001).

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan