header top bar

section content

Brasileiros tem 4 dias para sacar PIS; Paraibanos estão em segundo lugar com maior número de saques

O abono salarial é um 14º salário direcionado ao trabalhador de baixa renda”, afirmou o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira; prazo termina dia 30

Por Campelo Sousa

27/06/2016 às 14h55 • atualizado em 27/06/2016 às 14h56

Ministério da Fazenda esclarece quem tem direito de saque do PIS/Pasep (Foto: Reprodução/Ministério da Fazenda)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para o trabalhador sacar seu PIS/PASEP referente ao ano de 2015. Mais de 1,5 milhão de trabalhadores ainda não retiraram o dinheiro, segundo o Ministério do Trabalho. O abono salarial corresponde a R$ 880, valor do salário mínimo.

Os trabalhadores que são cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenham remuneração mensal de até dois salários mínimos, e exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 tem direito a esse beneficio.

“O abono salarial é um 14º salário direcionado ao trabalhador de baixa renda”, afirmou o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

O PIS é destinado a funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o PASEP destinado aos servidores públicos.

Caso o trabalhador não saque seu beneficio até o prazo final, quinta-feira (30), os recursos voltaram para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

COMO SACAR

Se tiver o  Cartão Cidadão, o PIS pode ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica ou em uma Casa Lotérica;

Dirigindo-se até uma agência da Caixa portando documento de identificação;

Os participantes do PASEP, devem procurar uma agência do Banco do Brasil com documento de identificação.

Segundo o último balanço do Ministério do Trabalho, foram pagos R$ 18,3 bilhões para mais de 22 milhões de trabalhadores, 93,7%. O estado da Paraíba é o segundo estado do Brasil com o maior número de saque do abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 97% dos paraibanos já sacaram o benefício.

Para mais informações sobre o PIS/PASEP basta ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho (número 158), para a Caixa Econômica (0800-7260207) e para o Banco do Brasil (0800-7290001).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: