header top bar

section content

Com RC, alunas de São José de Piranhas, Santa Helena e mais 48 participam de pré-embarque para o Canadá

Na solenidade, RC ressaltou que o Gira Mundo abre portas, sendo um salto enorme no ensino e que está plantando sementes para o futuro dos jovens.

Por Diário do Sertão

16/08/2016 às 07h19 • atualizado em 16/08/2016 às 07h30

RC abraça aluna de São José de Piranhas

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta segunda-feira (15), no Espaço Cultural José Lins do Rego, da solenidade de pré-embarque dos 50 alunos, entre eles a estudante da cidade de São José de Piranhas, Monaliza Ewelling Gonçalves, 17 anos, além de três professoras da rede estadual de ensino selecionados no programa Gira Mundo, que vai propiciar experiências práticas no desenvolvimento de língua estrangeira e interações com outras culturas, por meio do intercâmbio no Canadá. O embarque dos selecionados deve acontecer no dia 30 de agosto. O Gira Mundo representa um investimento de R$ 2,5 milhões no aperfeiçoamento da educação estadual.

Na solenidade, Ricardo ressaltou que o Gira Mundo abre portas, sendo um salto enorme no ensino estadual e que está plantando sementes para o futuro dos jovens paraibanos. “Educação é agregação de conhecimento. A caminhada que estes estudantes vão fazer não será fácil, mas será gratificante. Os 50 estudantes selecionados terão a oportunidade de elevar seu aprendizado, seja da zona rural, seja da capital, todos estão em condições de igualdade e poderão usufruir destes cinco meses de intercâmbio em um país de primeiro mundo, o que é extremamente importante. Esse Programa traz a esperança de que as pessoas possam trilhar passos melhores para o futuro. Espero que vocês se dediquem e absorvam o máximo possível de conhecimento no Canadá”, comentou o governador.RC_gira_mundo

O governador adiantou que o Gira Mundo terá continuidade ainda este ano, com a edição da Finlândia, voltada somente para professores, e em 2017 os estudantes devem ir também para países de língua espanhola e portuguesa. “Em setembro, 20 professores selecionados no Gira Mundo irão embarcar para a Finlândia, onde vão colher novas experiências, se qualificar e trazer de volta conhecimentos que serão compartilhados para a evolução do ensino na rede estadual. E no ano que vem, queremos expandir o Programa, levando estudantes para países de língua espanhola e também portuguesa”, revelou.

Durante o evento foram entregues certificados, passaportes, netbooks aos 50 alunos e às três professoras que participaram do curso preparatório em língua inglesa do Programa Gira Mundo e foram selecionados para o Intercâmbio Internacional no Canadá. Também houve a entrega de Certificado de Participação na primeira edição do Gira Mundo aos educadores e representantes de órgãos que contribuíram para realização do Programa.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, lembrou que inicialmente 800 alunos foram escolhidos para um curso preparatório, por meio das médias obtidas nas disciplinas de inglês, matemática e português. Em seguida, eles passaram por outros testes e 50 foram selecionados.

“O Gira Mundo é uma iniciativa inovadora que transforma a realidade de muitos jovens. O aluno deve ser um bom estudante para ter a oportunidade de concorrer a vagas no Programa, então isso vai estimulá-lo e diminuir a evasão escolar. Outra questão é por em pauta a questão da língua inglesa que hoje é fundamental para o mercado de trabalho, sendo um diferencial para estes estudantes. É uma alegria muito grande para a rede estadual de ensino, que vem trazendo o que nenhuma rede da Paraíba tem, que é esta abrangência de intercâmbio com outros países. Nesta primeira edição os estudantes passarão cinco meses no Canadá, com todo apoio e auxílio do Governo Estadual.

“Que esta experiência seja a primeira de muitas que estes alunos terão em nível internacional. O intercâmbio no Canadá é o princípio de mudanças positivas que acontecerão na vida deles. Esta é uma chance valiosa que trará benefícios para o presente e o futuro. Que eles estudem, aprendam e adquiram muitos conhecimentos”, disse a representante do consulado do Canadá em Recife, Isabela Duarte.

RC_TurmaA professora Solanielly Cruz, da Escola Estadual Horácio de Almeida, em João Pessoa, foi uma das selecionadas para o Intercâmbio no Canadá e agradeceu pela oportunidade. “É uma experiência única que o Governo do Estado está dando para professores. Mostra a valorização da categoria, em especial do professor de inglês, destacando que essa língua tem que ser estudada para que outros fins sejam alcançados. Isso é muito gratificante”, afirmou.

O aluno Paulo Kennedy, da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa, foi o primeiro colocado na seleção para o intercâmbio. Ele recebeu o certificado das mãos do governador Ricardo Coutinho e comentou: “Estou muito feliz por esta oportunidade. Será algo único na minha vida poder estudar em um país como o Canadá, graças a este programa que o governador lançou”.

O estudante Mateus Simões tem 16 anos, é da cidade de São Mamede e falou sobre as expectativas para esta nova experiência. “Provavelmente eu nunca teria a oportunidade de viajar para outro país, mas através do Gira Mundo isso será possível. Quero abrir meus horizontes, conhecer novas culturas, aprimorar meu inglês e fazer novas amizades”, concluiu.

“Fazer um intercâmbio era sonho. Foi difícil chegar até aqui porque a concorrência era grande, mas quando a gente acredita e se esforça tudo se torna possível. É muito bom ter essa oportunidade nesse grupo de 50 jovens que estudarão durante cinco meses no Canadá”, falou a aluna Thainá Pinheiro, da Escola Estadual Elaine Soares Brasileiro, do município de Santa Helena.

Secom

Recomendado pelo Google: