header top bar

section content

Lira apresenta requerimento solicitando recriação e ampliação de comissão para acompanhar obras finais da transposição

Lira apresenta requerimento solicitando recriação e ampliação de comissão para acompanhar obras finais da transposição

Por Luzia de Sousa

21/08/2016 às 18h36

Senador Raimundo Lira, senador do estado da Paraíba

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) apresentou requerimento esta semana pedindo a recriação da Comissão Externa para acompanhar as obras finais da transposição de águas do Rio São Francisco. Ele lembrou que cerca de 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte serão beneficiados com as obras.

Para Lira, é importante que o Senado continue a acompanhar de perto a transposição, para resguardar os interesses dos Estados beneficiados pela obra do século e, assim, contribuir para que se atinja o objetivo da sustentabilidade hídrica do povo nordestino.

Na justificativa, Lira sugeriu o aumento do número de senadores para compor a Comissão, visto que o Nordeste tem nove estados que precisam ser bem assistidos. Ele enfatizou que a transposição é o maior programa de segurança hídrica do Nordeste e vai garantir água para 12 milhões de nordestinos, além de gerar emprego e promover a inclusão social. O requerimento 614/2016 precisa ser aprovado pelo Plenário.

Na Tribuna – Raimundo Lira lembrou que o governo federal está considerando o projeto uma obra de interesse nacional e que, com a aprovação do Ramal Piancó, beneficiará mais de 100 municípios paraibanos, sendo 42 somente no Vale do Piancó.

Lira, atual presidente da Comissão Externa Temporária para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, e membro da Comissão Nacional de Desenvolvimento – CND, que analisa os projetos da Agenda Brasil, destacou que, nesse momento, o governo também está considerando a revitalização do rio importante para o Nordeste.

Ele lembrou que, em 2015, apresentou projeto na CND que prevê a revitalização permanente do São Francisco, baseado no projeto desenvolvido no rio Mississippi nos EUA. Ao se dirigir ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Lira lembrou que o Mississipi começou sua revitalização em 1910, num processo que continua até hoje, ininterruptamente.

“É a resposta que o homem está dando à utilização de recursos naturais. E é isto que nós temos que fazer com o Rio São Francisco” ressaltou. Raimundo Lira A revitalização do Rio, segundo ele, é essencial para preservar, recuperar e garantir o aumento do volume de água do Velho Chico, fonte de abastecimento da Região.

Assessoria de Imprensa

“Boca Quente” fala sobre Nilvan, Josival, Gutemberg e narra fato que mais lhe chamou atenção na área policial

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Padre e missionários falam sobre recuperação de dependentes químicos na região de Cajazeiras

DIÁRIO ESPORTIVO

Ao lado de grandes nomes da imprensa, Diário Esportivo debate as rodadas da Série C e D do Paraibano

PARTIU PARA O ATAQUE

VÍDEO: Júnior Araújo diz que José Aldemir vai perseguir servidores que não apoiarem campanha de Paula