header top bar

section content

Amigos realizam campanha nas redes sociais para jovem do Sertão da PB com doença rara

Com seu estado de saúde bastante debilitado, a jovem está se alimentando através de sonda.

Por Priscila Belmont

28/09/2016 às 12h00 • atualizado em 28/09/2016 às 13h58

Jovem com doença rara

Amigos e familiares realizam campanha nas redes sociais para ajudar jovem de 26 anos, na cidade de São Bento, no sertão da Paraíba.

A família de Olívia Bruna Araújo Vieira, 26 anos, através das redes sociais, Whatsapp e Facebook, está realizando uma campanha solidária em prol da jovem diagnosticada com a “Doença de Wilson”. Bruna, como é conhecida, iniciou um tratamento no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde está internada, na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte.

Os médicos utilizaram no tratamento da paciente o medicamento D-Penicilamina 250mg por um período, onde foi feita duas tentativas, porém, seu organismo não respondeu a medicação, pois as plaquetas e defesas baixavam rapidamente.

Segundo informações de sua tia, Yeda Silva, Bruna estaria internada há dois meses na casa de saúde, com distonia generalizada, onde ficou sem andar e falar. Com seu estado de saúde bastante debilitado, a jovem está se alimentando através de sonda.

A são-bentense precisa com urgência de um remédio especial, o “TRIENTINA 250mg. A caixa do medicamento, que é importado, vem com 100 comprimidos e custa em torno de R$ 25.000,00. A família de Bruna não tem condições de arcar com as despesas do remédio e pedem assistência a todos os São-bentenses para ajudar nesse momento difícil que a jovem passa.

Doença de Wilson

A doença de Wilson, também denominada degeneração hepatolenticular, é uma doença de origem genética (causada por um gene autossômico recessivo), responsável por levar ao acúmulo de cobre no organismo, especialmente nos tecidos encefálicos e hepáticos. É um distúrbio primário do metabolismo do cobre, causado pela mutação de gene ATP7B, responsável pelo transporte deste metal, levando ao seu acúmulo, inicialmente no hepatócito e posteriormente em diversos órgãos e tecidos, particularmente no cérebro, córnea e rins.

Para ajudar Bruna a conseguir a medicação e continuar seu tratamento, os amigos pedem doações.

BANCO DO BRASIL, AG: 1134-7, CC: 14.661-7, OLÍVIA BRUNA ARAÚJO VIEIRA.

Telefones para contato, 04183 9 9654 6660 ou 04183 9 9957 0851.

SÃO BENTO EM FOCO

Recomendado pelo Google: