header top bar

section content

POLÊMICA AUMENTOU INTERESSE: Vaquejada na Paraíba deve receber mais de 100 mil pessoas após ‘ilegalidade’

O juiz Max, plantonista em Campina Grande durante o feriado do dia 12, considerou, contudo, que a alegada crueldade não foi comprovada

Por Diário do Sertão

15/10/2016 às 14h30

Foram realizados protestos em várias cidades da Paraíba

Mais de 100 mil pessoas devem assistir à 39ª Vaquejada do Parque Maria da Luz, aberta hoje (13) em Campina Grande. “Creio que a polêmica em torno da decisão da Justiça contribuiu para aumentar o público este ano e no primeiro dia já dá pra ver que deve superar e muito nossas expectativas”, disse Rodolfo Freire, da empresa responsável pela organização do evento.

+ Declaração de vaqueiro sousense repercute na internet: ‘Se vaquejada virar crime, vamos virar criminosos’. Veja

Em contato com o blog na tarde desta quinta-feira, ele informou que pelo menos mil duplas de vaqueiros, oriundas de todos os estados nordestinos e de outras regiões do país, participarão das competições até o domingo (16), quando haverá o encerramento com a premiação dos vencedores. Somados, os prêmios alcançam R$ 120 mil.

A vaquejada do Maria da Luz foi alvo de ação civil pública promovida por entidade ambientalista que foi à Justiça tentar impedir o evento. Mas o juiz para o qual foi distribuído o processo, Max Nunes França, indeferiu ontem (12) a liminar requerida pela Harpia (Harmonias dos Defensores Independentes dos Animais) para cancelar a festa.

Os autores da ação alegavam que vaquejada é uma crueldade com os animais, fere preceitos constitucionais e leis ambientes, conforme decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira passada (6), ao declarar a inconstitucionalidade de uma lei cearense que dava à atividade status e perfil de esporte.

O juiz Max, plantonista em Campina Grande durante o feriado do dia 12, considerou, contudo, que a alegada crueldade não foi comprovada nos autos nem o julgamento do Supremo resultou em imediata e irrecorrível proibição extensiva a todo o país e a todos os casos.

Fonte: Jornal da Paraíba com Blog do Rubão

Recomendado pelo Google: