header top bar

section content

Gravame: Governo propõe suspensão de mudança por 30 dias para adesão ao novo sistema

Agamenon Vieira esclareceu que as empresas responsáveis pela operacionalização dos registros de gravame estavam com o convênio vencido desde setembro de 2015.

Por Luzia de Sousa

18/11/2016 às 18h05

Nesta sexta-feira (17), o encontro acontece em Patos.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), apresentou, nesta sexta-feira (18), aos representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), a proposta de suspender a Instrução Normativa por um período de 30 dias para conhecimento do novo sistema de registro de gravames, o Sisgrav, a fim de facilitar ainda mais a operacionalização. Lamentavelmente, as entidades não aceitaram a proposta e o Detran-PB decidiu manter a Instrução Normativa que alterou o sistema de gravame no Estado.

A decisão foi ratificada pelo superintendente do Detran da Paraíba, Agamenon Vieira, afirmando que o impasse não foi solucionado porque os representantes das instituições financeiras não aceitaram a proposta do órgão, no sentido de suspender a Instrução Normativa por um período de 30 dias para conhecimento do sistema. Nesse prazo, uma mesa de negociação seria aberta entre as instituições envolvidas, visando à integração do Sisgrave com o sistema nacional (SNG).

Apesar de concordar com o prazo sugerido e com a mediação das negociações junto à Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg) e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), o diretor da Febraban, Leandro Vilain, afirmou que não teria condições de garantir a volta ao Sisgrav após a suspensão.

Agamenon Vieira esclareceu que as empresas responsáveis pela operacionalização dos registros de gravame estavam com o convênio vencido desde setembro de 2015. “A Instrução Normativa foi necessária e as providências foram tomadas dentro da lei, para regularizar a situação existente, sobretudo do débito financeiro com base na Lei 10.517/2015, que vinha sendo descumprida pela Cetip”, explicou.

O superintendente enfatizou que a Fenaseg/Cetip estava trabalhando na ilegalidade, ou seja, sem renovação do convênio, sem repassar o recurso devido e sem querer reajustar o valor de acordo com a lei estadual. “Era um monopólio intocável e, diante disso, não tivemos outra saída”, argumentou.

Sobre o Instituto Brasil Cidade e a Bunkertech, empresa com a qual foi firmado o novo Termo de Cooperação, Vieira garantiu que tem capacidade tecnológica e idoneidade para atuar nos registros de gravame, “não tendo ocorrido, até a presente data, casos de fraudes. Caso haja, não serão tolerados pelo órgão, que prima pela legalidade e transparência dos seus atos”, enfatizou.

Na proposta do Detran-PB, a mesa de negociações seria composta pela Febraban, Fenabrave, IBC/Bunkertech, Fenaseg/Cetip e Acrefi, visando criar uma base única de registro do sistema de gravames, passando pela discussão da própria Instrução Normativa. Após esse prazo de 30 dias, o Sisgrave voltaria a atuar imediatamente.

Quanto aos usuários que queiram financiar veículos na Paraíba, o superintendente do Detran garantiu que eles podem consultar as instituições já cadastradas, e divulgadas no site do órgão (www.detran.pb.gov.br ).

Além do superintendente Agamenon Vieira e do diretor da Febraban, Leandro Vilain, participaram da reunião o diretor da Divisão de Processamento de Dados, João Eduardo Melo, e o assessor jurídico José Serpa, ambos do Detran. Da Acrefi, participaram o vice-presidente, Celso Rocha; a assessora jurídica Lívia Esteves e o membro da comissão de veículos, Alfredo Dassan.

Assessoria do Governo da Paraíba

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017