header top bar

section content

Um ano da partida do ‘profeta das chuvas’ de Cajazeiras é lembrada com saudades; Sobrinho manda mensagem

Respeitado por todos os cajazeirenses, ele era também conhecido pelas previsões climáticas, especialmente pelas quadras invernosas.

Por Diário do Sertão

21/01/2017 às 15h34 • atualizado em 21/01/2017 às 15h37

Adalberto Nogueira faleceu no estado do Ceará e foi sepultado em Cajazeiras a pedido dele

Neste sábado, 21 de janeiro completa um ano da morte do engenheiro Adalbero Nogueira. Respeitado por todos os cajazeirenses, ele era também conhecido pelas previsões climáticas, especialmente pelas quadras invernosas.

+ Comoção marca sepultamento do agrônomo que ficou conhecido como o “homem do tempo” em Cajazeiras

Ele morreu em uma noite de quinta-feira, 21 de janeiro de 2016. Exerceu o cargo secretário de Planejamento do município de Cajazeiras, na gestão dos ex-prefeitos, Vituriano de Abreu e de Léo Abreu

Adalberto estava internado em estado grave no Hospital da Clínicas Walter Cambeba, cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Ele era natural da cidade de Icó, nascido no então Distrito de Lima Campos, estado do Ceará. Ele passou por uma cirurgia, mas teve uma parada cardíaca que o levou a óbito. Em 2012 Adalberto também passou por um grave problema no esôfago, mas conseguiu se recuperar.

Veja a última entrevista ao Diário do Sertão em agosto de 2015!

Neste sábado, o sobrinho do engenheiro que mora em São Paulo, Rodrigo Nogueira escreveu uma mensagem póstuma ao tio.

Veja mensagem do sobrinho de Adalberto:

“Hoje é um dia de memória!

Memória de um modo reservado de vida e da capacidade de observação sobre o próximo. Memória do dom da sensibilidade de antever o negativo sobre si e sobre aqueles por quem tinha afeto!

Memória de uma vida sofrida, calada sobre si, mas gritante para as mazelas que via e sentia na carne! Memória de alguém que só confiava seus tormentos a quem lhe demonstrava verdadeira amizade e profundo respeito! Memória de conversas diretas, sérias, rigorosas, e ao mesmo tempo serenas, afetuosas, carinhosamente sentidas ao percebê-lo marejar os olhos.

Memória que tenho e que guardo, como guardado está cada momento que só a vida e o tempo poderá explicar! Memória de cada conversa, cada pedido, cada lembrança enviada mesmo à distância, cada risada, cada divergência, cada teste, cada investigação que lhe era típica e inteligentemente aplicada para sentir firmeza no chão que lhe apresentava e chamava a pisar!

Memórias de erros e acertos, de anjos e demônios, de vitórias e derrotas, de ver verdadeiras e de falsas aproximações. Memória de sins e de nãos, de mãos prontas para pô-las na massa e de muitas lavagens de mãos!

Memórias de teimosia, de impulsos, de agito, de clara inquietação. Memória de ouvidos fechados evitando sermão. Memória de uma mente altamente concentrada simulando dispersão.

Memórias de idas, de vindas, de angústias, de alegria, de conselhos e de revelação que somente a vida e o tempo aliviarão no silêncio profundo e sereno em meu coração! Memória de amor protetor vivido por uma sublime missão, repassada maternalmente em sonho e cumprida fraternalmente em vida!

Memória de infância no balanço da rede ao som de um clássico que denunciava sua personalidade, coragem e determinação. Memória do cheiro do verde como oásis no meio do sertão. Memória da casa, do rádio, do álbum, da exata música que tocava espalhando comemoração. Memória do cantarolar no riso, da noite que foi em seu abrigo realidade e imaginação. Memória do verdadeiro amor e ligação entre irmãos!

Memória afetiva, de curta e de longa duração. Memória que é viva, que é vida e que tenho da passagem terrena do Tio Adalberto Nogueira Pessoa!

Saudades para além da memória! Que Deus e Nossa Senhora sempre o conservem na paz e descanso eterno!”

Mensagem do sobrinho Bel. em Direito Sr. Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, em nome da FAMÍLIA NOGUEIRA, pela memória do amado e querido Engenheiro Agrônomo Dr. Adalberto Nogueira Pessoa.

Conheça a trajetória de Adalberto Nogueira!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: