header top bar

section content

Governo firma parceria com empresa portuguesa para produção e distribuição de medicamentos

A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) está promovendo o incentivo estrutural necessário.

Por

18/01/2016 às 15h54

Governo firma parceria com empresa portuguesa

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta segunda-feira (18), com representantes do Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado (Lifesa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da empresa portuguesa Tecnimede. Durante o encontro foi assinado um termo de cooperação que visa otimizar a produção de medicamentos e saneantes para suprir as demandas estaduais, bem como aperfeiçoar a logística da distribuição dos produtos.  A ação conta ainda com o apoio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

De acordo com o governador, essa parceria vai atender também o fornecimento da farmácia básica das unidades hospitalares do Estado, além de suprir demandas judiciais da Secretaria de Saúde, beneficiando, assim, os usuários que necessitam de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças.

“A reativação do Lifesa vem facilitar a aquisição e produção de medicamentos na Paraíba. Trata-se de uma instituição competente que pode desenvolver os produtos requisitados de forma adequada e de acordo com as políticas de saúde. Este é um projeto de vanguarda futurista do Governo do Estado. Aproximadamente 35 unidades de saúde terão benefícios com a produção oriunda do Lifesa”, explicou a secretária de Saúde, Roberta Abath.

Com a parceria firmada, vai haver uma melhora no processo de distribuição de medicamentos no Estado, o que deve trazer efeitos positivos também no custo dos produtos. “Esse encontro marca o reinício das atividades do Lifesa e a médio prazo vamos instalar um centro de distribuição aqui em João Pessoa. Tudo isso será feito com a união com empresas internacionais, como a Tecnimede”, observou o diretor presidente do Lifesa, Carlos Alberto Dantas Bezerra.  

O vice-presidente do Conselho de Administração da Tecnimede, Antônio Donato, falou sobre a relação com a Paraíba. “Nosso foco é a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos em áreas que são essenciais à população. Estamos entusiasmados e enxergamos com bons olhos a nossa entrada neste Estado e certamente vamos trazer contribuições. Somos uma empresa portuguesa fundada na década de 80, com grande representação em diversos países, como a Colômbia, Chile e Marrocos”, enfatizou.

A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) está promovendo o incentivo estrutural necessário. “A área onde vai ser construído o laboratório do Lifesa é subsidiada pela companhia. São 29,6 mil metros quadrados, no Distrito Industrial de João Pessoa, onde será feita toda a estrutura, em etapas. Estamos apoiando esta iniciativa para a execução deste empreendimento, que une o público e o privado, em busca de melhorias para a população”, concluiu a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano.

Da Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan