header top bar

section content

Homem que pescou tubarão na orla de João Pessoa é identificado e detido. Confira!

Procura pelos pescadores começou quando fotos circularam na internet. Biólogo diz que espécie não oferece perigo a banhistas.

Por

08/01/2016 às 17h07

Homem que pescou tubarão na Paraíba é preso

Um pescador foi detido na manhã desta sexta-feira (8) suspeito de ser o responsável pela pesca de um tubarão-lixa em João Pessoa. Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, major Tibério, o homem foi identificado por policiais do serviço de inteligência do batalhão, detido e levado até a delegacia. A pesca é considerada predatória.

A procura pelos pescadores começou quando fotos de homens carregando o tubarão começaram a circular através de aplicativos de mensagens pela internet na quinta-feira. O sargento Valdir Pereira, que acompanhou a ocorrência, explicou que denúncias anônimas fizeram os policiais chegarem até a casa do pescador, no bairro de Cabo Branco.

"Ele [o pescador] nos contou que colocou a rede de pesca na água e quando foi buscar, viu o animal dentro. Ele ainda falou que não sabia que a pesca era ilegal e então levou o animal para a terra e depois repartiu com outras pessoas", disse Valdir.

Ainda segundo o sargento, o pescador foi levado até a delegacia, onde prestou depoimentos, pagou uma multa de R$ 5 mil e foi liberado. Ele ainda vai responder em liberdade a um processo por crime ambiental. De acordo com o major Tibério a pena criminal para estes casos é de seis meses a um ano, podendo aumentar em caso do animal estar em extinção. "Os pescadores são bem orientados, sabem quais são as [espécies] protegidas . Por viverem disso, são bem orientados", avalia o comandante.

Segundo o biólogo Carlos Barreto, o animal é da espécie 'tubarão-lixa' e tem hábito de comer pequenos peixes, moluscos, caranguejos e tem hábitos noturnos. "Ele não tem abertura como outros tubarões que abocanha como outras espécies de tubarão, é uma espécie que não oferece perigo", garante.  

Do G1PB

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan