header top bar

section content

Homem que pescou tubarão na orla de João Pessoa é identificado e detido. Confira!

Procura pelos pescadores começou quando fotos circularam na internet. Biólogo diz que espécie não oferece perigo a banhistas.

Por

08/01/2016 às 17h07

Homem que pescou tubarão na Paraíba é preso

Um pescador foi detido na manhã desta sexta-feira (8) suspeito de ser o responsável pela pesca de um tubarão-lixa em João Pessoa. Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, major Tibério, o homem foi identificado por policiais do serviço de inteligência do batalhão, detido e levado até a delegacia. A pesca é considerada predatória.

A procura pelos pescadores começou quando fotos de homens carregando o tubarão começaram a circular através de aplicativos de mensagens pela internet na quinta-feira. O sargento Valdir Pereira, que acompanhou a ocorrência, explicou que denúncias anônimas fizeram os policiais chegarem até a casa do pescador, no bairro de Cabo Branco.

"Ele [o pescador] nos contou que colocou a rede de pesca na água e quando foi buscar, viu o animal dentro. Ele ainda falou que não sabia que a pesca era ilegal e então levou o animal para a terra e depois repartiu com outras pessoas", disse Valdir.

Ainda segundo o sargento, o pescador foi levado até a delegacia, onde prestou depoimentos, pagou uma multa de R$ 5 mil e foi liberado. Ele ainda vai responder em liberdade a um processo por crime ambiental. De acordo com o major Tibério a pena criminal para estes casos é de seis meses a um ano, podendo aumentar em caso do animal estar em extinção. "Os pescadores são bem orientados, sabem quais são as [espécies] protegidas . Por viverem disso, são bem orientados", avalia o comandante.

Segundo o biólogo Carlos Barreto, o animal é da espécie 'tubarão-lixa' e tem hábito de comer pequenos peixes, moluscos, caranguejos e tem hábitos noturnos. "Ele não tem abertura como outros tubarões que abocanha como outras espécies de tubarão, é uma espécie que não oferece perigo", garante.  

Do G1PB

Tags:
Recomendado pelo Google: