header top bar

section content

Ricardo Coutinho é o terceiro no ranking dos governadores que mais cumprem promessas de campanha

No primeiro ano de gestão, Ricardo Coutinho já é apontado como o terceiro governador brasileiro que mais cumpriu promessas de campanha.

Por

31/12/2015 às 07h55

Ricardo Coutinho está entre os governadores que mais cumpre promessas

No primeiro ano de gestão, Ricardo Coutinho já é apontado como o terceiro governador brasileiro que mais cumpriu promessas de campanha. O levantamento foi coordenado e divulgado pelo Portal G1, que levou em consideração os resultados das 26 unidades federativas, além do Distrito Federal. 

O Portal G1 conseguiu mapear 15 ações de grande e médio porte já realizadas em 2015 pelo governador Ricardo Coutinho em diversos segmentos. Pelo levantamento, o chefe do Executivo paraibano fica atrás apenas dos governadores Rui Costa (PT), que cumpriu 24 promessas, e Geraldo Alckmin (PSDB), que cumpriu 19. 

De acordo com o levantamento, o governador Ricardo Coutinho fez 66 promessas, cumprindo 15 em sua totalidade, enquanto outras nove estão em andamento. Em termos percentuais, ele ficou na sexta colocação no ranking dos governadores que mais cumpriram promessas de campanha, ficando à frente de estados nordestinos mais ricos, como Bahia, Ceará e Pernambuco e acima da média da Presidência da República. 

O desempenho do governador Ricardo Coutinho em termos percentuais também foi melhor até mesmo do que gestores de unidades federativas de outras regiões brasileiras, como Sul e Sudeste. Entre esses estados que ficaram abaixo da média paraibana estão o Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. 

A construção do viaduto de Mangabeira – Trevo das Mangabeiras –, na Capital, a pavimentação e urbanização da Estrada do Amor, em Cajazeiras, as reformas da Vila Olímpica Parahyba e do Ginásio Ronaldão, implantação de laboratórios de robótica e de matemática em escolas estaduais e a entrega do Condomínio Cidade Madura de Campina Grande, estão entre as promessas de campanha cumpridas pelo governador Ricardo Coutinho ao longo deste primeiro ano de mandato. 

Segurança
Olevantamento do Portal G1 apontou que o governador cumpriu neste primeiro ano de mandato a promessa de convocar policiais aprovados em concurso público. Foram nomeados 56 soldados da Polícia Militar e 37 oficiais militares em 2015, aprovados em 2014. 

Ricardo Coutinho ainda autorizou a prorrogação da validade do concurso da Polícia Militar e Bombeiros Militares. Com isso, poderão ser chamados cerca de 1.560 candidatos. De janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2015, foram nomeados 390 policiais civis. O cronograma vai até março de 2016, que prevê a nomeação de 30 policiais por mês. 

A Paraíba também passou de nove para um total de 11 delegacias especializadas no atendimento à mulher este ano. Foi criada mais uma em João Pessoa e outra em Monteiro, além de dois núcleos de Atendimento à Mulher nas delegacias seccionais nas cidades de Queimadas e Esperança. 

Educação, esporte e cultura
Só em 2015, foram três escolas técnicas estaduais entregues pelo Governo do Estado, das sete anunciadas durante a campanha. Ricardo Coutinho também cumpriu a promessa de equipar escolas e laboratórios. Ou seja, ele implantou 150 novos laboratórios de robótica e outros 150 de matemática. 

Com relação à área de esportes, o governador entregou a reforma da Vila Olímpica Parahyba, que era conhecida com Dede. Outro exemplo foi do Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão. Ambos foram foram liberado para a população em março de 2015, dentro das promessas de campanha para a Capital. 

Entre as ações ligadas à cultura, está o lançamento do edital específico para a concessão de bolsas, focadas no processo criativo do autor. O Governo também criou um birô direcionado à distribuição de produtos culturais, além de um de outro edital específico para ações de circulação artístico-cultural nacional e internacional. 

Habitação e mobilidade urbana
Ainda neste primeiro ano de mandato, o governador conseguiu entregar 2.080 novas casas populares. Elas representam uma parte da promessa de campanha que deve ser cumprida por completo até o quarto e último ano da atual gestão. 

Ainda dentro do segmento habitacional, o governador Ricardo Coutinho inaugurou, em maio, o Condomínio Cidade Madura de Campina Grande. Ele é o segundo construído na Paraíba, destinado, exclusivamente, a pessoas idosas. O investimento foi superior a R$ 4 milhões. Na ocasião, foi anunciada a construção de mais um condomínio na cidade de Cajazeiras e a abertura de editais para a construção de outros três equipamentos semelhantes nos municípios de Sousa, Patos e Guarabira. 

Com relação às ações de mobilidade urbana, um dos destaques feitos pelo Portal G1 foi a finalização do viaduto de Mangabeira, na Capital. A obra teve o objetivo de desafogar o trânsito da região. O governo do Estado também cumpriu a promessa de pavimentar e urbanizar a Estrada do Amor, em Cajazeiras. 

Direitos Humanos e Sociais
Este ano, o governador Ricardo Coutinho entregou a sede do Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento a Homofobia da Paraíba (Espaço LGBT). Desde 19 de outubro, o serviço passou a funcionar em instalações próprias, conforme prometido durante campanha. 

Abastecimento e pesca
A automatização do abastecimento d’água, além da ampliação da cobertura de abastecimento e esgotamento nas principais cidades do Estado estão bem encaminhadas, segundo observou o Portal G1. O Governo do Estado também já cumpriu parte da promessa de revitalizar açudes para a pesca e adquirir alevinos.

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: