header top bar

section content

Associação Paraibana de Imprensa realiza exposição de Prestes no Sertão do estado

A programação inclui exibição de vídeo sobre os 90 Anos da Coluna Prestes no Brasil

Por

03/12/2015 às 15h15

API realiza exposição de Prestes no Sertão

A Associação Paraibana de Imprensa realiza nessa sexta-feira (04), evento em homenagem a passagem da Coluna Prestes, em Piancó, Sertão do estado.  A programação inclui exibição de vídeo sobre os 90 Anos da Coluna Prestes no Brasil, e Exposição, de 04 à 11 de dezembro.  Luíz Carlos Prestes (1898 – 1990), foi um dos principais representantes comunistas no Brasil, perseguido e exilado, conhecido como o Cavaleiro da Esperança, também eleito através de concurso televisivo um dos 100 Maiores Brasileiros de todos os tempos.  

Para lembrar e homenagear Prestes, a API, juntamente com a Fundação Maurício Grabois, e a Prefeitura Municipal de Piancó abrem esta Exposição sobre a Coluna Prestes no Brasil, que percorreu 25 000 km., indo do Rio Grande do Sul ao norte do país, tendo na Paraíba importante passagem. Foi em Piancó, onde, segundo historiadores, a Coluna teria sofrido seu primeiro embate. 

O presidente da API, João Pinto, nascido na região, estará presente acompanhado de representantes políticos, acadêmicos, estudiosos e outros. No mês de novembro a API iniciou as homenagens a Coluna Prestes trazendo a mesma exposição para João Pessoa e Campina Grande, oportunidade em que contou com a presença da viúva Maria Preste, a filha Mariana, e a neta Ana Maria Prestes. Também a Comissão da Verdade reuniu os familiares de Prestes no auditório da API, em João Pessoa, para gravação de depoimentos.

O livro Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, de autoria da viúva Maria Prestes, estará a venda no local. Esta é mais uma ação da API e sua Diretoria de Cultura, e conta com apoio do Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos, e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da UFPB; UEPB, Fundação Maurício Grabois, PC do B, portal WSCOM, Revista NORDESTE, e Prefeitura de Piancó. 

Da Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!