header top bar

section content

Maranhão vota por permanência de prisão de senador e justifica: “Decisão independente e correta”

O painel de votação ainda registrou uma abstenção.

Por

26/11/2015 às 07h17

Maranhão vota por permanência de prisão de senador

O senador José Maranhão (PMDB) votou nessa quarta-feira (25), em sessão extraordinária pela manutenção da prisão do senador Delcídio Amaral (PT), líder do Governo no Senado. Por 59 votos a favor e 13 contra, foi acolhida a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de prender preventivamente o senador. O painel de votação ainda registrou uma abstenção.
 
Delcídio foi preso na manhã dessa quarta-feira pela Polícia Federal por suspeita de obstrução da Operação Lava-Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.  A prisão preventiva foi autorizada pelo Ministro do Supremo, Teori Zavascki, após apresentação de provas pelo Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi depois referendada pela Segunda Turma do STF e encaminhada ao Senado.
 
Antes da votação do mérito, uma questão de ordem foi levantada pelo senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB na Casa, solicitando que a votação fosse aberta. O senador José Maranhão se posicionou favorável ao voto aberto.

Veja também: Líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral é preso pela Polícia Federal

Ao término da sessão histórica, o senador paraibano, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, justificou seu voto. "Apesar da constante cordialidade do senador Delcidio e do quão é difícil decidir contra os pares, quando somos postos na condição de juízes temos que julgar de maneira correta, independente e o certo é referendar a decisão da Suprema Corte, que certamente também assegurará o direito de defesa do Senador".
 
A sessão extraordinária foi realizada para cumprir o que determina a Constituição Federal em caso de prisão de senador em exercício (artigo 53). No entanto, o texto constitucional, na avaliação dos senadores, é vago sobre a forma de votação, se aberta ou sigilosa. Esse ponto provocou debate no Plenário por mais de duas horas.

Da Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!