header top bar

section content

Raimundo Lira confirma sessão no Senado para debater efeitos da seca no Nordeste

Em recente discurso no Plenário, Lira lembrou a situação de Campina Grande e cobrou do governo federal uma solução emergencial para a cidade, a segunda maior da Paraíba.

Por

22/11/2015 às 11h38

Raimundo Lira confirma sessão no Senado para debater seca no Nordeste

Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição de águas do Rio São Francisco, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou para este próximo dia 03 de dezembro a realização, no Plenário do Senado Federal, de uma sessão temática que irá debater os problemas decorrentes da seca no Nordeste.
 
Segundo Lira, a sessão deverá ser prestigiada por todos os parlamentares nordestinos – sobretudo os paraibanos – pelo fato de o assunto merecer toda a atenção. Segundo ele, será mais uma oportunidade de mostrar ao País a realidade atual do Nordeste e mais uma vez, cobrar ações efetivas e emergenciais para os estados da região.
 
Em recente discurso no Plenário, Lira lembrou a situação de Campina Grande e cobrou do governo federal uma solução emergencial para a cidade, a segunda maior da Paraíba. Segundo ele, a barragem Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 17 municípios, somando 700 mil habitantes, está com pouco mais de 10% do seu volume.
 
Transposição – Lira explicou que a transposição vai beneficiar a região, mas só entre o final de 2016 e início de 2017. Para ele, garantir abastecimento de carros-pipa para uma cidade com 450 mil habitantes, como Campina Grande, é tecnicamente impossível. Lira garantiu que a transposição já ultrapassou os 80% de execução e que, até 2017, mais de 100, dos 223 municípios da Paraíba, serão beneficiados pelas águas do Velho Chico.
 
Lira, que também defende o sistema adutor Piancó, no eixo norte da transposição, reafirmou que a obra já é uma realidade. “É a maior obra hídrica do Brasil e não vai faltar dinheiro para sua conclusão, mesmo no ano de crise” disse, citando reunião que manteve recentemente com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
 
Na conversa com Occhi, durante visita à transposição na Paraíba, Lira recebeu do ministro a confirmação da recuperação da Barragem Engenheiro Ávidos e da construção do Canal Caiçara, no Sertão. O Canal, conforme enfatizou Lira, terá seis quilômetros de extensão e vai levar água da barragem de Caiçara até o açude Engenheiro Ávidos.
 
“Todos sabem do meu interesse pela conclusão da Transposição. No mês passado eu trouxe o Ministro da Integração para a Paraíba. Pousamos na barragem de Caiçara, que é extremo com São José de Piranhas. Ele reafirmou o compromisso que nós tínhamos falado no aniversário de Cajazeiras. Ou seja, a execução do Canal de 6 quilômetros que liga a barragem de Caiçara à Barragem de Engenheiro Ávidos” enfatizou Lira.
 
O senador reafirmou seu compromisso de continuar buscando, junto ao Ministério da Integração Nacional, recursos para a recuperação da barragem Engenheiro Ávidos, que tem defeito em sua parede e não está tendo a acumulação de água suficiente para garantir o abastecimento da população.
 
“Tenho total interesse na transposição. Sou presidente da Comissão que acompanha a obra, em nome do Senado Federal. A Transposição é uma realidade, e com certeza, até o início de 2017, a água do São Francisco estará inundando a barragem de Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e a barragem de Caiçara, no Sertão” garantiu Raimundo Lira.
 
Assessoria de Imprensa

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan