header top bar

section content

Senado aprova Projeto relatado por Lira que cria do Grupo Parlamentar para aprimorar relações entre Brasil e Georgia

O Plenário do Senado aprovou esta semana o Projeto (PRS 36/2015), que estabelece a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia.

Por

22/10/2015 às 16h46

Senador da Paraíba, Raimundo Lira (PMDB)

O Plenário do Senado aprovou esta semana o Projeto (PRS 36/2015), que estabelece a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia. O projeto foi relatado em ad hoc pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e agora segue agora para promulgação.
 
Concordando com o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que também atuou na elaboração do relatório, Raimundo Lira ressaltou que a criação do grupo é em reciprocidade à abertura, no Parlamento georgiano, de grupo de amizade com o Brasil no qual constam cerca de 20 membros.
 
O parlamentar observou que o país tem uma cultura forte, um alfabeto próprio, uma identidade nacional consolidada há séculos e vem lutando para manter sua independência. O relatório aprovado destaca que a interação entre legisladores de diferentes nações promove o entendimento entre os povos e facilita soluções comuns para problemas que afetam o conjunto dos países.
 
Segundo os dois senadores, a atuação do grupo parlamentar Brasil-Geórgia contribuirá para o estreitamento das relações entre as duas nações, ao possibilitar o conhecimento mútuo e dos respectivos parlamentos e o aprendizado sobre os diferentes problemas com que estes se defrontam bem como as soluções encontradas.
 
Pelo projeto, a cooperação interparlamentar será feita por meio de visitas recíprocas, troca de publicações e trabalhos legislativos, além da realização de congressos, seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira.
 
O Brasil reconheceu a independência da Geórgia em 1990. A abertura recíproca de embaixadas ocorreu 10 anos depois. Com o grupo parlamentar, a ideia é aumentar a aproximação.
 
Assessoria de Imprensa

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan