header top bar

section content

Senado aprova Projeto relatado por Lira que cria do Grupo Parlamentar para aprimorar relações entre Brasil e Georgia

O Plenário do Senado aprovou esta semana o Projeto (PRS 36/2015), que estabelece a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia.

Por

22/10/2015 às 16h46

Senador da Paraíba, Raimundo Lira (PMDB)

O Plenário do Senado aprovou esta semana o Projeto (PRS 36/2015), que estabelece a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia. O projeto foi relatado em ad hoc pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e agora segue agora para promulgação.
 
Concordando com o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que também atuou na elaboração do relatório, Raimundo Lira ressaltou que a criação do grupo é em reciprocidade à abertura, no Parlamento georgiano, de grupo de amizade com o Brasil no qual constam cerca de 20 membros.
 
O parlamentar observou que o país tem uma cultura forte, um alfabeto próprio, uma identidade nacional consolidada há séculos e vem lutando para manter sua independência. O relatório aprovado destaca que a interação entre legisladores de diferentes nações promove o entendimento entre os povos e facilita soluções comuns para problemas que afetam o conjunto dos países.
 
Segundo os dois senadores, a atuação do grupo parlamentar Brasil-Geórgia contribuirá para o estreitamento das relações entre as duas nações, ao possibilitar o conhecimento mútuo e dos respectivos parlamentos e o aprendizado sobre os diferentes problemas com que estes se defrontam bem como as soluções encontradas.
 
Pelo projeto, a cooperação interparlamentar será feita por meio de visitas recíprocas, troca de publicações e trabalhos legislativos, além da realização de congressos, seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira.
 
O Brasil reconheceu a independência da Geórgia em 1990. A abertura recíproca de embaixadas ocorreu 10 anos depois. Com o grupo parlamentar, a ideia é aumentar a aproximação.
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
ENTREVISTA

No Xeque-Mate, corretor avalia que Cajazeiras é melhor do que Sousa para investir no mercado imobiliário

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os membros da Associação dos ciclistas de Cajazeiras e região; Confira!

ADVERSÁRIOS ETERNOS

Breckenfeld diz que nunca será candidato a prefeito de São João nem aliado de Zé Aldemir: “Chance zero”

PSICOLOGIA & FILOSOFIA

Cajazeirense que vendia poesia pra pagar curso em SP fala sobre sonhos e objetivos no “Psicologia no Ar”