header top bar

section content

Raimundo Lira anuncia audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos para debater a terceirização no trabalho

Como consequência, a organização do trabalho também sofreu transformações, gerando profundas mudanças nas relações trabalhistas

Por

13/10/2015 às 15h59

Segundo Lira, a audiência irá discutir as alterações legais propostas pelos contratos

O vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), anuncia que nesta terça-feira (13) a comissão promove uma audiência pública com intuito de debater a terceirização no trabalho. Segundo Lira, a audiência irá discutir as alterações legais propostas pelos contratos de terceirização e seus impactos econômicos e nas relações de trabalho.
 
Para Lira, as inovações tecnológicas das últimas décadas criaram condições para alterações radicais nas formas de organizar e coordenar a produção. As empresas de hoje são bastante diferentes das empresas de outrora. Como consequência, a organização do trabalho também sofreu transformações, gerando profundas mudanças nas relações trabalhistas.
 
As relações de emprego tradicional têm sido substituídas por outras formas de contratação de trabalho, sendo a terceirização talvez a face mais visível delas. No entanto, a legislação trabalhista brasileira carece de atualização para incorporar, de forma eficiente, estas novas formas de relacionamento entre empresas e trabalhadores, de tal forma que todos saiam ganhando e a economia brasileira possa se desenvolver plenamente.
 
A terceirização é uma realidade no mercado de trabalho brasileiro, porém, de acordo com o parlamentar paraibano, a falta de atualização da regulamentação trabalhista traz riscos legais para a modernização das empresas brasileiras e compromete a competitividade e os direitos trabalhistas, tão duramente conquistados pelos trabalhadores ao longo da história do nosso país.
 
Assim, o senador Raimundo Lira considera importante o debate, proposto pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), sobre a regulamentação da terceirização, discutindo os riscos e os benefícios das propostas, as opções de regulamentação, bem como os seus impactos sobre a economia.
 
Foram convidados para a audiência os professores José Pastore e Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP); além de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); da Força Sindical; e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
 
Assessoria de imprensa

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe