header top bar

section content

Governo promove capacitação para profissionais de bibliotecas públicas no Sertão

A capacitação é ministrada pela própria coordenadora do SEBPP, Cybelle Macedo.

Por

14/07/2015 às 15h02

O curso na cidade de São Bentinho ocorre nos dias 29 e 30 de julho, a partir das 8h30

A cidade São Bentinho, localizada no Sertão paraibano, é o próximo município a receber o curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas na Paraíba. O treinamento é oferecido pela coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, através da Funesc, e apoiado pela prefeitura da cidade receptora. A capacitação é ministrada pela própria coordenadora do SEBPP, Cybelle Macedo. O curso na cidade de São Bentinho ocorre nos dias 29 e 30 de julho, a partir das 8h30, na Escola Municipal Joaquina Cassimira da Conceição, que fica na rua Severino Soares da Silva, s/n, Centro da cidade.  

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor. O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas. Para se inscrever, os interessados devem procurar a sede da secretaria de Cultura do município de São Bentinho ou através do email sebppfunesc@gmail.com.  Além de São Bentinho, diversas cidades paraibanas já receberam a ação, como Guarabira, Ouro Velho, Solânea, entre outras. 

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo. 

Software
A Biblioteca Nacional disponibiliza um software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo. 

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, que é vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, é sediado na de Biblioteca Juarez da Gama Batista, do Espaço Cultural. O Sistema dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico. 

Serviço:
Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas

Data: 29 e 30 de julho

Cidade: São Bentinho (PB)

Local: Escola Municipal Joaquina Cassimira da Conceição

Hora: 8h

Inscrições: via e-mail:  sebppfunesc@gmail.com ou presencialmente, na Secretaria de Cultura de São Bentinho

Realização: Governo do Estado / Funesc

Da Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan