header top bar

section content

Raimundo Lira defende criação de Zona Franca em Cajazeiras para beneficiar 110 cidades paraibanas

Ele prometeu dar total apoio à luta dos deputados federais nordestinos no manifesto para aprovação da PEC.

Por

18/05/2015 às 18h00

Comprometido com o desenvolvimento da Paraíba, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) está defendendo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 19, de 2011), que cria a área de livre comércio, para a exportação e importação, assim como a Zona Franca na cidade de Cajazeiras, no Sertão do Estado.

Ele prometeu dar total apoio à luta dos deputados federais nordestinos no manifesto para aprovação da PEC. Segundo ele, uma vez aprovada a proposta levará desenvolvimento para o Sertão e outras cidades do semiárido paraibano. Segundo Raimundo Lira, com a aprovação da PEC poderão ser autorizados a isenção de impostos e o fomento à abertura de fábricas, indústrias e empresas.
 
Ao todo, a PEC deve beneficiar 323 municípios de seis estados nordestinos. Na Paraíba, conforme relatou Lira, 110 cidades deverão ser beneficiadas com a criação da Zona Franca, entre elas Cajazeiras, Patos e Campina Grande. O projeto também engloba os estados do Rio Grande do Norte (66 municípios), Ceará (52), Pernambuco (44), Piauí (5) e Bahia (3).
 
Como empresário e economista, Lira acredita que o projeto vai mudar a economia de grande parte do Nordeste, em especial a da Paraíba. Filho do Sertão paraibano, ele defendeu Cajazeiras como a base da Zona Franca, em função da sua localização privilegiada no contexto do Semiárido, apresentando assim, uma excelente logística.
 
A nova zona franca, de acordo com o texto da matéria, será semelhante à de Manaus e terá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos, cabendo ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mínimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras.
 
Lira acredita que Cajazeiras reúne todas as condições para se tornar sede da zona franca, em virtude da sua localidade geográfica. Ele não tem dúvida de que a criação da Zona Franca funcionará como indutor do crescimento dos municípios do semiárido nordestino.
 
O projeto defendido por Raimundo Lira também conquistou o apoio da bancada federal nordestina e foi apresentado no Encontro dos Governadores do Nordeste com a bancada da região, no mês passado.
 
DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria de Imprensa

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!