header top bar

section content

Deputado Veneziano participa na Câmara de debate sobre sistemas eleitorais

O debate sobre sistema eleitoral é um dos temas prioritários do plano de trabalho da comissão

Por

04/03/2015 às 15h08

Deputado federal, Veneziano Vital

O deputado federal Veneziano Vital participou nesta terça-feira (03) das primeiras audiências públicas realizadas pela Comissão Especial da Reforma Política. Pela manhã, Veneziano acompanhou a palestra do professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Renato Beneduzi, que relatou como são os sistemas eleitorais de outros países, e que a combinação entre diferentes sistemas, com equilíbrio entre diferentes modelos, pode ser o melhor caminho para uma reforma política no Brasil.

“Essa reforma política terá que ter a cara e os anseios da população Brasileira. O papel do agente político e do eleitor será muito importante nesse processo”, afirmou Veneziano.

Já pela tarde, o deputado participou da segunda audiência pública que contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE). Os convidados abordaram temas como o financiamento de campanhas, o fundo partidário, o uso gratuito do rádio e da televisão, a eleição de deputados e senadores e também a unificação das eleições.

Plano de Trabalho – O debate sobre sistema eleitoral é um dos temas prioritários do plano de trabalho da comissão, aprovado na última terça-feira (24). Para discutir o tema, o colegiado vai promover diversas audiências com representantes de entidades da sociedade civil, de instituições públicas e especialistas. O outro tema considerado fundamental é o financiamento de campanhas. Já os demais assuntos da reforma, classificados pelo relator como de menor complexidade, serão discutidos entre os parlamentares. É o caso do fim da reeleição, da coincidência das eleições, da duração dos mandatos, da proibição de coligações e da cláusula de desempenho (dispositivo que restringe a atuação parlamentar de partido que não alcançar determinado percentual de votos).

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan