header top bar

section content

Após assassinato de radialista, imprensa da PB publica manifesto pela paz e liberdade de expressão

O documento que tem a participação de mais de quarenta sites e blogs, reflete o sentimento de indignação da categoria

Por

03/03/2015 às 17h19

Chega de violência contra jornalistas

Vários profissionais da imprensa paraibana, publicaram em sites e blogs de todo o estado, um manifesto pela paz e a liberdade de expressão na Paraíba.

O documento que tem a participação de mais de quarenta sites e blogs, reflete o sentimento de indignação da categoria, frente ao clima tenso e violento em que a Paraíba passa no momento, sobretudo, com a execução do radialista Ivanildo Viana, de 51 anos, ocorrida na última sexta-feira 27/02/2015.

Veja o documento na íntegra:

MANIFESTO PELA PAZ E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA PARAÍBA

Considerando os ataques sofridos por vários profissionais de imprensa em todo o estado da Paraíba, que culminou com a morte do radialista Ivanildo Viana na cidade de Santa Rita, ainda com a tentativa de intimidação do Blogueiro Mário Luiz, conhecido como “Carioca”, que teve sua casa alvejada por tiros, durante a madrugada deste domingo (01/03/2015), da mesma forma, com o Radialista Ivanilson Gouveia, que também teve sua casa metralhada. Referenciando-se também com incêndios de várias rádios comunitárias em todo o estado, a exemplo de; Alhandra, Soledade, Pedra Branca e Massaranduba – um grupo de Jornalistas, Blogueiros, Administradores de Sites, Radialistas e simpatizantes que integram a Rede de Notícias Paraíba, se veem no dever de vir a público expressar seu sentimento de indignação, ao mesmo tempo solicitar providencias e punição para os culpados de tais atos que maculam a liberdade de imprensa e de expressão, conquistada a tão duro sacrifício pela sociedade brasileira.

Ao Governo do Estado, ao Secretário da segurança e defesa Social, os profissionais que subscrevem este manifesto, solicitam agilidade e rigor na apuração dos fatos narrados, em especial os mais recentes, com a finalidade de que a morte do Radialista Ivanildo Viana, não seja apenas mais um número na lamentável estatística de homicídios da Paraíba.

A Sociedade Civil organizada, aos órgãos como OAB/PB, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Militar, Civil, Federal e Polícia Rodoviária Federal, solicitamos o apoio, lembrando que, somos nós profissionais da imprensa que estamos na vanguarda da comunicação com o povo paraibano e que estamos sendo vítimas pelo simples fato de representarmos a voz rouca das ruas.

Estamos passando por um momento de crise de segurança, como nunca visto antes e nossa missão não consiste em atribuir culpa a este ou aquele setor, entretanto, estamos certos de que a solução para a insegurança que vivenciamos a cada dia, só poderá ser alcançada se unirmos as forças com um só ideal.

Diariamente assistimos a execução de crianças, idosos, trabalhadores, policiais, professores, profissionais da imprensa e em muitos casos só assistimos estarrecidos, permanecendo inertes diante de tamanhas barbáries. Chegou a hora de darmos as mãos e pedir paz, segurança e punição para os culpados dos crimes aqui relatados. Não apenas pelo colega radialista, mas, sobretudo pelas centenas de vítimas inocentes que tombam todos os anos frente ao crime que confia na impunidade.

Não podemos deixar de lembrar que, além do colega radialista, a Paraíba já registra só este ano, o assassinato de pelo menos 04 crianças; 09 mulheres; 02 policiais; 09 idosos e tantas outras vidas que foram perdidas para o crime.

É hora de dar um basta nesta violência!

É importante salientar que, quando a imprensa e a polícia passam a ser vítimas da violência, é porque a barreira da ordem social já foi quebrada e precisa ser restaurada. O ataque aos profissionais da imprensa paraibana, não tem atingido apenas as vítimas e suas famílias, na verdade, o estado democrático de direitos, a liberdade de expressão e de imprensa são os principais alvos dos marginais que tentam a todo o custo, calar as vozes dos que estão dando a vida em defesa do povo.

Por fim, esperamos que as entidades aqui mencionadas fiquem solidárias com esta luta e da mesma forma, se mobilizem com a finalidade de restaurar a paz social que o nosso povo tanto almeja.

Grupo Rede de Notícias Paraíba

190pb.com.br
Alagoinhaemfoco.blogspot.com
Amigosdepicui.blogspot.com
Angelolima.com
Bayeuxemfoco.com.br
Bayeuxjovem.com
Blogdorildo.com.br
Blogdomarciorangel.com
Caririemacao.com
Carlosmagno.com.br
Catingueiraonline.com
Cleidetelesnoticias
Clicknasnoticas.blogspot.com
Conceicaoverdade.com.br
Diamanteonline.com.br
Diariodosertao.com.br
Edmilson Notícia Agora
FaceNews João Pessoa
Folhadosertao.com.br
Ivanfilmagenspb.com
jluizradialista.com.br
Jornaldoaphpb
Jornalfolhainforma.com.br
Ocabuloso.com.br
Paraibacentral.com.br
Paraibaemqap.com.br
Paraibageral.com.br
Paraibamix.com
PB24horas.com.br
Portaldojulioag1.com
Portaldolitoralpb.com.br
Portalls1.com.br
Portalmidia.net
Radarsertanejo.com
Saovicenteagora.com.br
Sertaopb.com
Soledadenoticias.com
Tvsantaluzia.com.br
TVwebcidade.net
Valedopinanconoticias.com.br
Valentinaemqap.blogspot.com
Vitrinedocariri.com.br
Vinicius Noticias em Primeira Mão

Paraiba Geral

Tags:
Recomendado pelo Google: