header top bar

section content

Senador Raimundo Lira fala primeiras ações em favor da Paraíba e de grandes obras para o estado

Para ele, esse é um papel fundamental e um dever de quem ocupa um cargo no legislativo.

Por

27/02/2015 às 18h21

Senador Raimundo Lira

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) ocupou ontem (26) a Tribuna do Senado para prestar conta de suas primeiras ações em favor da Paraíba e dos propósitos que irão nortear sua atuação parlamentar no Senado Federal.

Em seu discurso de prestação de contas, Lira destacou suas primeiras ações em favor do desenvolvimento da Paraíba e dos propósitos que irão nortear sua atuação parlamentar no Senado. “Nestes primeiros dias de mandato temos participado de reuniões com ministros e representantes do Governo Federal para discutir e cobrar a execução de obras e programas no meu Estado. Serão mais quatro anos de lutas para avançar nos principais interesses do povo paraibano”, afirmou.
 
Ele se disse orgulhoso de tomar parte desta oportunidade de servir diretamente à população paraibana, destacando que é isso que o espira em sua volta ao parlamento. Lira afirmou que vai trazer ao debate obras estruturantes e estratégicas para o desenvolvimento da Paraíba. “Com o Ministério dos Transportes pretendemos discutir a duplicação da BR-230 no trecho Campina Grande-Cajazeiras, até a fronteira com o Ceará. Esta é uma das grandes metas do meu mandato. Até porque eu fui percussor no Estado com relação a duplicação de estradas, quando, na década de 80, trabalhei fortemente para a duplicação da BR-230 no trecho Cabedelo-João Pessoa. É bom lembrar que naquela época a duplicação de estradas era privilegio de grandes estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais” comentou.
 
O senador falou ainda sobre a importância do que representa hoje os trechos duplicados da BR-230, principalmente para os caminheiros e transportadores, que consideram o corredor preferido para sua atuação profissional. “Eu abraço essa obra com entusiasmo, pois, em minha experiência como economista, empresário e homem público, posso garantir que a importância das estradas sempre se mostrou evidente como fator preponderante de desenvolvimento e integração.”
 
Lira foi senador pela 1ª vez de 1987 a 1994, eleito pelo PMDB com uma das maiores votações para o senado de todos os tempos até então. Foi Constituinte em 1988 e, no Senado, fez um grande mandato em defesa da Paraíba, trazendo recursos, obras e benfeitorias para o estado. Em virtude disso, foi apelidado pelos paraibanos de Senador-Trabalhador.
 
Na prestação de contas, o peemedebista destacou também a ajuda na liberação de verbas para diversos municípios da Paraíba e que muito disso vem da continuidade do trabalho do seu antecessor e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.  Entre as conquistas, ele cita que Vital obteve do Governo Federal o compromisso de inserir a duplicação da BR entre Campina e Patos no PAC-3, a ser iniciado neste ano de 2015, que já conta com a firme intenção do senador para sua continuidade, começando por duas medidas que considera de suma importância: a conclusão das obras do contorno Raimundo Asfora, em Campina Grande; e a continuação da duplicação da BR 230 até Cajazeiras.
 
Ele falou ainda sobre a extensa agenda de trabalho que pretende desenvolver no tocante aos transportes, com a abertura de um novo caminho de diálogo com o Governo Federal para a construção de um ramal que integre a Paraíba à Ferrovia Transnordestina. No entender do senador, essa ferrovia é uma obra que ligará diversos polos econômicos da região Nordeste a portos como o de Suape, em Pernambuco, Pecém no Ceará e Itaqui no Maranhão.  
 
Ao prestar contas do semestre legislativo, Raimundo Lira lembrou que o papel do parlamentar não é executar obras ou liberar recursos, mas que ele pode ajudar para que os recursos sejam liberados. Para ele, esse é um papel fundamental e um dever de quem ocupa um cargo no legislativo.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: