header top bar

section content

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2015

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos.

Por

16/05/2014 às 15h03

O Programa Jovens Embaixadores 2015 está com as inscrições abertas até o dia 8 de agosto. Para participar, os jovens devem ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem), ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio da rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança e estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado e ter pouca ou nenhuma experiência no exterior.

Para se inscrever o estudante deve acessar a página do programa no Facebook pelo endereço (http://www.facebook.com/JovensEmbaixadores) e preencher o formulário online.

Na segunda etapa, que acontece até o dia 20 de agosto, o candidato deve concluir o preenchimento do questionário preliminar, selecionar uma instituição parceira mais próxima da sua casa para enviar toda a documentação exigida via Internet e enviar as fotos e todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.

Na terceira etapa, que acontece até o dia 3 de setembro, as instituições parceiras vão acessar o banco de dados do programa, revisar o material e confirmar a participação dos candidatos. Na quarta etapa, que acontece no dia 12 de setembro, serão aplicados aos selecionados os exames escritos e, na quinta etapa, que acontece até o dia 26 de setembro, as instituições parceiras vão aplicar o exame oral aos candidatos que obtiveram as melhores pontuações.

Nesta etapa também serão realizadas visitas às casas dos candidatos e serão definidos os semifinalistas que vão participar da competição nacional.

Nas etapas seguintes será realizada pela Embaixada/Consulados a revisão do material dos semifinalistas e no dia 24 de outubro será divulgada a lista de selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2015. De nove de janeiro a 1º de fevereiro de 2015 os selecionados de todo o Brasil participarão do programa nos Estados Unidos e retornam ao Brasil no dia 1º de fevereiro.

Desta vez, o Programa aumentou o número de vagas de 35 para 50. Na edição passada, uma estudante paraibana foi escolhida, a aluna da Escola Estadual Olivina Olívia, Jailma Santos, selecionada depois de concorrer com 173 alunos oriundos da rede estadual e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

Jovens Embaixadores – É um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. Criado em 2002, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa.

Os vencedores das 50 bolsas viajam em janeiro para os Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos.

Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

O ‘Jovens Embaixadores’ foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 330 jovens brasileiros da rede pública já participaram. Cerca de 11.500 estudantes do ensino médio da rede pública de todos os Estados brasileiros participaram do processo seletivo para a edição de 2014.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: