header top bar

section content

PBTur e trade selecionam voluntários para atender turistas estrangeiros durante RoboCup

A cartilha foi formatada por meio de uma ação que contou com o Senac, o Sebrae e a UFPB.

Por

02/04/2014 às 15h41

Robocup 2014 ocorre em João Pessoa

A Paraíba deve receber cerca de 5 mil estrangeiros entre os dias 19 e 25 de julho, durante a realização da Copa do Mundo de Robótica (RoboCup 2014), no Centro de Convenções poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Para atender de forma qualificada os turistas estrangeiros que virão participar do evento, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e o trade paraibano criaram, nessa terça-feira (1º), um Programa de Voluntariado para quem domina as línguas inglesa e espanhola. O programa tem a parceira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Cultura Inglesa e do CNA de João Pessoa. O número de voluntários deve ser de 80 ex-estudantes.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que os voluntários selecionados irão atender uma demanda gerada pela vinda de turistas estrangeiros durante a copa do Mundo e do RoboCup. “São dois eventos internacionais que movimentarão nossa Capital e cidades do Litoral com turistas estrangeiros e precisamos de intérpretes bilíngues para atendê-los e orientá-los”, disse.

O gestor executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, afirmou que o programa deverá resolver uma preocupação do trade paraibano, de receber bem os participantes da RoboCup, em especial, os estrangeiros. “A ideia é criar uma força tarefa e conta agora com a participação das escolas de idiomas para suprir as necessidades de profissionais com domínio da língua estrangeira”, afirmou o executivo. Todos os voluntários atuarão nos setores de hotelaria, de restaurantes e no Centro de Convenções e nos Postos de Informações Turísticas da PBTur. Os voluntários vão receber vale alimentação, refeição e camisetas.

Além de acompanhar os estrangeiros nos hotéis e restaurantes, eles irão receber noções básicas sobre os principais pontos turísticos de João Pessoa, Cabedelo e do Conde, em caso de necessidade gerada pelo turista estrangeiro. Esse treinamento será promovido pela PBTur. Segundo o coordenador dos Voluntários do evento, Álisson Brito, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a colaboração das pessoas poderá abrir oportunidades de emprego no segmento turístico, tanto em hotéis quanto nos restaurantes da cidade. Todos os voluntários receberão certificados.

Para o presidente da Associação Brasileira de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, o programa irá auxiliar os empreendimentos hoteleiros. Segundo ele, os grandes hotéis estão qualificando seus funcionários por meio do Pronatec. Já o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes (Abresel-PB), Marcos Mozzini, considera a parceria importante, mas destaca que os estabelecimentos estão se equipando para atender aos clientes estrangeiros. “Nós já contamos com vários restaurantes que operam com cartilhas e cardápios com mais de um idioma”, enfatizou o empresário.

A cartilha foi formatada por meio de uma ação que contou com o Senac, o Sebrae e a UFPB. Mozzini disse ainda, que o Sebrae financia com descontos de até 50% para os empreendimentos um aplicativo para a instalação de um cardápio digital.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: