header top bar

section content

Governador Ricardo Coutinho autoriza adutora que vai beneficiar 4.600 habitantes de Sertãozinho

Um sonho esperado há 20 anos começa a ser concretizado para a população de Sertãozinho. Neste sábado (29), o governador Ricardo Coutinho e o vice-governador Rômulo Gouveia assinaram a ordem de serviço para início da construção da adutora da cidade, que levará água tratada para 4.600 habitantes do município. O Governo do Estado, por meio […]

Por

29/03/2014 às 18h16

Um sonho esperado há 20 anos começa a ser concretizado para a população de Sertãozinho. Neste sábado (29), o governador Ricardo Coutinho e o vice-governador Rômulo Gouveia assinaram a ordem de serviço para início da construção da adutora da cidade, que levará água tratada para 4.600 habitantes do município. O Governo do Estado, por meio da Cagepa, está investindo R$ 500 mil para a construção de 6,6 km de adutoras que possibilitará que a água chegue às residências da população.

O governador Ricardo Coutinho lembrou que a cidade pautou essa demanda desde o primeiro orçamento democrático e que o Governo do Estado inicia as obras, mesmo com as dificuldades financeiras, pois reconhece a necessidade. “Estamos com essa adutora duplicando a capacidade de abastecimento de água, já que o sistema existente em Sertãozinho é antigo e insuficiente para o abastecimento”, explicou.

Ele destacou que somente na área de abastecimento de água na região de Guarabira, o Governo do Estado investiu R$ 16,8 milhões com a conclusão da Estação de Tratamento d’água de Pirpirituba, implantação do sistema de esgotamento e rede coletora, ligações prediais e Estações Elevatórias, ampliação na estação de tratamento de esgotos de Guarabira, e implantação da Adutora Araçagi-Guarabira. Ainda serão iniciadas a implantação, recuperação e ampliação de 11 sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais, em Mulungu, Bananeiras, Araruna e Dona Inês e a adutora de Pirpirituba para Belém. “Com o início desta adutora de Sertãozinho, todas as cidades do Brejo terão resolvidos os problemas no abastecimento, com exceção de Pilões, cujo sistema de abastecimento está em estudo”, adiantou Ricardo.

Durante a solenidade, os moradores agradeceram a chegada da adutora. A cerimônia ainda contou com as presenças dos deputados estaduais Tião Gomes e João Gonçalves; da prefeita de Sertãozinho, Márcia Moussinho; da vice-prefeita, Genilsa Paulino; dos prefeitos de Duas Estradas, Edson Gomes; Cuitegi, Guilherme Madruga; de Belém, Edgar Gama; e de Caiçara, Cícero Francisco, além de vice-prefeitos e todos os vereadores de Sertãozinho. O vereador de Sertãozinho, Josenildo Francisco, agradeceu em nome da Câmara Municipal pela adutora que levará água tratada para toda a cidade, principalmente para as áreas mais altas.

A prefeita de Sertãozinho, Márcia Moussinho, afirmou que esse é um momento ímpar em que o povo de Sertãozinho realiza o sonho de uma obra esperada há anos e que vai provocar uma mudança na qualidade de vida de todos. “Não é fácil conviver sem água tratada em sua residência ou no seu comércio, mas acreditamos que esse tempo ficou para trás”, observou a prefeita.   

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou que a nova adutora sairá do reservatório em Duas Estradas até o reservatório elevado em Sertãozinho. “Existe uma adutora antiga que é insuficiente e por isso estamos construindo outra paralela”, detalhou.  

A dona de casa Maria Ferreira da Cruz, de 65 anos, disse que na sua rua não tem água tratada e o jeito é esperar o carro-pipa, uma vez por semana, para armazenar a água para o consumo. “Só quem não tem água tratada em casa sabe como é difícil viver, mas um alento é ver que o início das obras já foi autorizado”, destacou.  

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: