header top bar

section content

Deputados discutem ações de segurança pública, estradas e reforma de escolas

Ivaldo Morais ainda voltou a cobrar ações efetivas do Governo do Estado para a segurança pública e denunciou o “abandono” de alguns municípios do Brejo paraibano

Por

26/03/2014 às 15h46

Deputados discutem ações de segurança

O deputado Ivaldo Morais (PMDB) apresentou requerimento cobrando do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) as obras de revitalização da rodovia PB-090, no trecho que liga as cidades de Ingá e Fagundes.
 
“Há uma verdadeira buraqueira na estrada e não existe acostamento, o que tem prejudicado o acesso da população à João Pessoa e Campina Grande, além do escoamento da economia da região. Espero que o Governo do Estado atenda a esse pleito”, disse Ivaldo Morais.   
 
Ivaldo Morais ainda voltou a cobrar ações efetivas do Governo do Estado para a segurança pública e denunciou o “abandono” de alguns municípios do Brejo paraibano, que estão sofrendo com o baixo efetivo de policiais militares e civis para dar cobertura a região.
 
“Alagoa Nova é coberta pela 2ª Companhia de Polícia, localizada na cidade de Esperança. Mas, se alguém ligar do município ou da cidade próxima de Matinhas cai diretamente no Batalhão de Campina Grande. E o que eles [os policiais] afirmam é que não podem fazer nada. A população precisa ser atendida a contento”, denunciou.
 
O líder da oposição, Anísio Maia (PT), apresentou 16 itens da área de Segurança Pública, que, segundo ele, deixaram de ser executados pelo Governo do Estado. Entre eles, o Programa “Unidos pela Paz”; a efetivação do Conselho Estadual de Segurança Pública; a apresentação de um Plano Estadual de Segurança Pública; a promoção de política salarial e de condições de trabalho para os servidores da área; e a efetivação de uma corregedoria única das policias.   
 
“Em termos de segurança pública ainda estamos na idade da pedra, não temos nada a comemorar, só poderíamos se pelo menos os índices relativos à segurança e ao combate à criminalidade chegassem perto dos nacionais. É preciso que o Governo do Estado cumpra esses itens, que são essenciais para implementar uma política eficaz na área”, disse Anísio Maia.    
 
Shopping em Cabedelo
Anísio Maia (PT) parabenizou a população de Cabedelo por promover mobilização, na noite desta terça-feira (25), pela liberação de construção de um empreendimento comercial no bairro de Intermares. “Ontem [na sessão de terça-feira] denunciamos a existência de um complô para impedir a construção desse shopping. Mas a população de Cabedelo mostrou a sua força, promoveu uma grande festa popular de cobrança e de denúncia”, disse.
  
Anísio Maia ainda afirmou que a Lei Municipal aprovada na Câmara Municipal de Cabedelo proibindo a construção do shopping, em Intermares, é inconstitucional. “A autorização para a construção de um empreendimento desse porte depende da liberação de órgão da Prefeitura, seguida de audiência pública na Câmara Municipal e nada disso ocorreu naquela Casa legislativa, que prioriza a realização de reuniões às escondidas”, explicou.
 
Declarações contra deputados
O deputado Trócolli Júnior (PMDB) comentou sobre uma declaração do diretor administrativo e financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), Helder Brito Teixeira, contra os deputados estaduais.
 
“Este é o quinto auxiliar do atual governo que agride, gratuitamente, aos membros deste parlamento. O diretor Helder Brito chamou os parlamentares estaduais de imbecis. Mais uma vez, repudio essas intervenções cavilosas e peço aos demais deputados que reajam também, pois não é possível que o governador não tome uma providência contra esses auxiliares. Irei tomar todas as medidas judiciais cabíveis contra essas medidas”, disse Trócolli.
 
Prejuízos ao Botafogo
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) denunciou na tribuna da ALPB que o Botafogo de João Pessoa teria sido prejudicado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), no Campeonato Paraibano deste ano, com a “inversão de vários mandos de campo”. O parlamentar também lamentou a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que alterou o local do jogo entre o clube paraibano e o Goiás, válido pela estreia dos dois times na Copa do Brasil.
 
A partida, marcada para as 20h30 de 2 de abril, estava programada para acontecer no Estádio Almeidão, em João Pessoa, mas acabou transferida para o Estádio Amigão, em Campina Grande. “Essa é mais uma retaliação contra o Botafogo, que sofre com a espera de quase 40 dias sem atuar, esperando para jogar o Paraibano e agora mais essa penalidade, sendo obrigado a jogar fora de casa. Lamentável”, disse.
 
Voto de Aplauso
A deputada Iraê Lucena (PSDB) apresentou requerimento sugerindo Voto de Aplauso à presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, que se tornou, nesta terça-feira, a primeira mulher egressa do Poder Judiciário a ocupar o cargo de governadora da Paraíba. “É com muita alegria que acompanhamos a posse da desembargadora Fátima Bezerra, uma mulher de fibra, que preza pela ética acima de tudo”, pontuou.
 
Título inédito para a Paraíba   
A deputada Gilma Germano (PPS) parabenizou a estudante Débora Ferraz, mestranda da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria “Romance”. “Esta é a primeira vez que a Paraíba obtém este prêmio, que chega das mãos de uma pernambucana, naturalizada paraibana. Isto envaidece todas as mulheres do nosso Estado”, disse.
 
O deputado Carlos Dunga (PTB) saudou o deputado federal Roberto Pessoa (PR-CE), que esteve em plenário visitando os colegas paraibanos e solicitou da Mesa Diretora a realização da sessão especial que irá conceder o título de Cidadão Paraibano ao parlamentar cearense. A propositura foi do deputado licenciado Manoel Ludgério (PSD).
 
Protestos
O deputado Toinho do Sopão (PEN) apresentou, no painel do Plenário, um vídeo de um buraco com esgoto estourado e com moradores dentro como forma de protesto, na avenida principal do bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.
 
Frei Anastácio (PT) voltou a destacar a situação de 80 famílias de trabalhadores sem-terra, que estão acampados na fazenda Imbiguda, no município de Casserengue. Eles foram envolvidos em conflito de terra com homens armados, na última segunda-feira (24). “Estive no local e pude comprovar que a fazenda não passa de um latifúndio improdutivo, com casas destruídas”, disse.
 
Reforma em escolas
O deputado Gervásio Maia (PMDB) cobrou a realização de reforma em várias escolas do Estado, a exemplo da Escola Estadual Obdúlia Dantas, no município de Catolé do Rocha e de educandário localizado em Mataraca. Ele sugeriu a criação de uma comissão parlamentar suprapartidária para “conhecer a realidade da educação na Paraíba”. Ele também protocolou requerimento solicitando a realização de audiência pública com estudantes da rede pública.  
 
Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!