header top bar

section content

Deputados discutem ações de segurança pública, estradas e reforma de escolas

Ivaldo Morais ainda voltou a cobrar ações efetivas do Governo do Estado para a segurança pública e denunciou o “abandono” de alguns municípios do Brejo paraibano

Por

26/03/2014 às 15h46

Deputados discutem ações de segurança

O deputado Ivaldo Morais (PMDB) apresentou requerimento cobrando do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) as obras de revitalização da rodovia PB-090, no trecho que liga as cidades de Ingá e Fagundes.
 
“Há uma verdadeira buraqueira na estrada e não existe acostamento, o que tem prejudicado o acesso da população à João Pessoa e Campina Grande, além do escoamento da economia da região. Espero que o Governo do Estado atenda a esse pleito”, disse Ivaldo Morais.   
 
Ivaldo Morais ainda voltou a cobrar ações efetivas do Governo do Estado para a segurança pública e denunciou o “abandono” de alguns municípios do Brejo paraibano, que estão sofrendo com o baixo efetivo de policiais militares e civis para dar cobertura a região.
 
“Alagoa Nova é coberta pela 2ª Companhia de Polícia, localizada na cidade de Esperança. Mas, se alguém ligar do município ou da cidade próxima de Matinhas cai diretamente no Batalhão de Campina Grande. E o que eles [os policiais] afirmam é que não podem fazer nada. A população precisa ser atendida a contento”, denunciou.
 
O líder da oposição, Anísio Maia (PT), apresentou 16 itens da área de Segurança Pública, que, segundo ele, deixaram de ser executados pelo Governo do Estado. Entre eles, o Programa “Unidos pela Paz”; a efetivação do Conselho Estadual de Segurança Pública; a apresentação de um Plano Estadual de Segurança Pública; a promoção de política salarial e de condições de trabalho para os servidores da área; e a efetivação de uma corregedoria única das policias.   
 
“Em termos de segurança pública ainda estamos na idade da pedra, não temos nada a comemorar, só poderíamos se pelo menos os índices relativos à segurança e ao combate à criminalidade chegassem perto dos nacionais. É preciso que o Governo do Estado cumpra esses itens, que são essenciais para implementar uma política eficaz na área”, disse Anísio Maia.    
 
Shopping em Cabedelo
Anísio Maia (PT) parabenizou a população de Cabedelo por promover mobilização, na noite desta terça-feira (25), pela liberação de construção de um empreendimento comercial no bairro de Intermares. “Ontem [na sessão de terça-feira] denunciamos a existência de um complô para impedir a construção desse shopping. Mas a população de Cabedelo mostrou a sua força, promoveu uma grande festa popular de cobrança e de denúncia”, disse.
  
Anísio Maia ainda afirmou que a Lei Municipal aprovada na Câmara Municipal de Cabedelo proibindo a construção do shopping, em Intermares, é inconstitucional. “A autorização para a construção de um empreendimento desse porte depende da liberação de órgão da Prefeitura, seguida de audiência pública na Câmara Municipal e nada disso ocorreu naquela Casa legislativa, que prioriza a realização de reuniões às escondidas”, explicou.
 
Declarações contra deputados
O deputado Trócolli Júnior (PMDB) comentou sobre uma declaração do diretor administrativo e financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), Helder Brito Teixeira, contra os deputados estaduais.
 
“Este é o quinto auxiliar do atual governo que agride, gratuitamente, aos membros deste parlamento. O diretor Helder Brito chamou os parlamentares estaduais de imbecis. Mais uma vez, repudio essas intervenções cavilosas e peço aos demais deputados que reajam também, pois não é possível que o governador não tome uma providência contra esses auxiliares. Irei tomar todas as medidas judiciais cabíveis contra essas medidas”, disse Trócolli.
 
Prejuízos ao Botafogo
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) denunciou na tribuna da ALPB que o Botafogo de João Pessoa teria sido prejudicado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), no Campeonato Paraibano deste ano, com a “inversão de vários mandos de campo”. O parlamentar também lamentou a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que alterou o local do jogo entre o clube paraibano e o Goiás, válido pela estreia dos dois times na Copa do Brasil.
 
A partida, marcada para as 20h30 de 2 de abril, estava programada para acontecer no Estádio Almeidão, em João Pessoa, mas acabou transferida para o Estádio Amigão, em Campina Grande. “Essa é mais uma retaliação contra o Botafogo, que sofre com a espera de quase 40 dias sem atuar, esperando para jogar o Paraibano e agora mais essa penalidade, sendo obrigado a jogar fora de casa. Lamentável”, disse.
 
Voto de Aplauso
A deputada Iraê Lucena (PSDB) apresentou requerimento sugerindo Voto de Aplauso à presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, que se tornou, nesta terça-feira, a primeira mulher egressa do Poder Judiciário a ocupar o cargo de governadora da Paraíba. “É com muita alegria que acompanhamos a posse da desembargadora Fátima Bezerra, uma mulher de fibra, que preza pela ética acima de tudo”, pontuou.
 
Título inédito para a Paraíba   
A deputada Gilma Germano (PPS) parabenizou a estudante Débora Ferraz, mestranda da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria “Romance”. “Esta é a primeira vez que a Paraíba obtém este prêmio, que chega das mãos de uma pernambucana, naturalizada paraibana. Isto envaidece todas as mulheres do nosso Estado”, disse.
 
O deputado Carlos Dunga (PTB) saudou o deputado federal Roberto Pessoa (PR-CE), que esteve em plenário visitando os colegas paraibanos e solicitou da Mesa Diretora a realização da sessão especial que irá conceder o título de Cidadão Paraibano ao parlamentar cearense. A propositura foi do deputado licenciado Manoel Ludgério (PSD).
 
Protestos
O deputado Toinho do Sopão (PEN) apresentou, no painel do Plenário, um vídeo de um buraco com esgoto estourado e com moradores dentro como forma de protesto, na avenida principal do bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.
 
Frei Anastácio (PT) voltou a destacar a situação de 80 famílias de trabalhadores sem-terra, que estão acampados na fazenda Imbiguda, no município de Casserengue. Eles foram envolvidos em conflito de terra com homens armados, na última segunda-feira (24). “Estive no local e pude comprovar que a fazenda não passa de um latifúndio improdutivo, com casas destruídas”, disse.
 
Reforma em escolas
O deputado Gervásio Maia (PMDB) cobrou a realização de reforma em várias escolas do Estado, a exemplo da Escola Estadual Obdúlia Dantas, no município de Catolé do Rocha e de educandário localizado em Mataraca. Ele sugeriu a criação de uma comissão parlamentar suprapartidária para “conhecer a realidade da educação na Paraíba”. Ele também protocolou requerimento solicitando a realização de audiência pública com estudantes da rede pública.  
 
Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: