header top bar

section content

Governo do Estado presta homenagem a mulheres rurais de Jericó

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater- PB), segue homenageando as mulheres rurais de todo o território paraibano neste mês de março. No município de Jericó, região administrativa de Catolé do Rocha, no alto Sertão, mais […]

Por

19/03/2014 às 15h28

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater- PB), segue homenageando as mulheres rurais de todo o território paraibano neste mês de março. No município de Jericó, região administrativa de Catolé do Rocha, no alto Sertão, mais de 50 mulheres da comunidade Malhadinha participaram de palestra, sorteio de prêmios e almoço. O evento foi realizado em parceria com a prefeitura local, por intermédio da Secretaria de Ação Social.

Durante palestra, a gerente da Emater local, extensionista Maria do Socorro de Almeida, enfatizou as conquistas das mulheres no âmbito social, econômico e cultural. “Conquistas estas que vem aumentando a cada dia, devido às atividades executadas por esta classe trabalhadora que, em sua luta diária, desempenha múltiplos papéis na vida de suas famílias e no desenvolvimento da agricultura familiar”, destacou.

Durante o evento, a primeira dama de Jericó, Valdelânea Monteiro, reforçou a importância do Dia 8 de Março, que homenageia as mulheres no mundo inteiro, mas que nem sempre tem o devido reconhecimento da sociedade. “Acho extremamente importante homenagear as mulheres, para que elas se sintam mais valorizadas”, destacou.

Conceição – Um grupo de mulheres rurais do município de Conceição, região administrativa de Itaporanga, participou de um curso de capacitação sobre o aproveitamento da batata doce na culinária regional. Ministrada pelas extensionistas Ivete Pinto Ramalho, Valniuda Rodrigues, Ione Oliveira e Lourdinha Pereira, a capacitação ensinou vários pratos a partir da batata, como torta salgada, batata gratinada e bolo com recheio de goiaba e coco. O encontro aconteceu na comunidade Maria Soares e integrou as comemorações do mês dedicado à mulher.

Picuí – A unidade Operativa da Emater de Picuí realizou capacitação em transformação de alimentos derivados do umbu para mulheres rurais da comunidade Quixaba. Dentre as iguarias, elas aprenderam a fazer compotas, cocadas, doce em pasta e licor. Durante os cursos, os extensionistas orientam os participantes, também, quanto aos cuidados no preparo e na manipulação dos alimentos e o reconhecimento da culinária local como importante traço de identidade cultural.

Curral Velho – Mostrar a importância de oferecer aos alunos uma comida gostosa e nutritiva, foi o principal objetivo do curso para mulheres rurais merendeiras da zona Rural de Curral Velho, região administrativa da Emater/ Itaporanga, no alto Sertão. O evento aconteceu na segunda-feira (18), em parceria com a prefeitura municipal, e serviu para ensinar variados pratos, como risoto de abóbora com frango, bolo da casca de banana, paçoca, caldo verde, sopa cremosa com legumes, além de sucos diversos. Todos os produtos utilizados durante o curso são oriundos da agricultura familiar.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: