header top bar

section content

Efraim Filho defende aposentadoria por invalidez com proventos integrais

Se o servidor sofrer um acidente fora do trabalho e ficar inválido, por exemplo, pode ser aposentado, mas receberá proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Por

10/03/2014 às 15h34

Efraim Filho defende aposentadoria por ivalidez

O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) e membro da Comissão Especial que analisa a viabilidade da PEC  170/12, defendeu em entrevista a urgência do congresso reparar a injustiça que é cometida contra os aposentados por invalidez que recebem os seus proventos de forma proporcional.

Conforme Efraim Filho o artigo 40 da Constituição prevê a aposentadoria por invalidez com proventos integrais apenas para os casos de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave prevista em lei, como hanseníase, paralisia irreversível e mal de Parkinson. Se o servidor sofrer um acidente fora do trabalho e ficar inválido, por exemplo, pode ser aposentado, mas receberá proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Apesar do governo já está manifestando o seu posicionamento contrário à aposentadoria por invalidez com proventos integrais, Efraim Filho acredita na sensibilidade dos deputados para acabar de vez com essa injustiça e vai mais além quer a conclusão dos trabalhos da comissão especial ainda no primeiro semestre: “É uma injustiça, é inadmissível que esses servidores continuem a enfrentar esse calvário, além de terem que lutar contra a invalidez, ele é punido com o pagamento dos proventos proporcionais, ninguém pediu ou desejou ficar inválido para o trabalho, acredito na sensibilidade dos deputados que compõe a comissão e que o Governo não será desumano a esse ponto”. afirmou.

De acordo com a redação da PEC 170/12, para ter direito aos proventos integrais, o servidor deverá ter ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003, quando entrou em vigor uma reforma da Previdência. A regra seria aplicada aos que já se aposentaram e aos que venham a se aposentar por invalidez.

A comissão especial irá retomar os debates na próxima quarta-feira, 12 e no próximo dia 18 de março.

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan