header top bar

section content

Senador Vital lembra que o Dia de Finados, é dia de reflexão, de saudade e de esperança

Para o senador esse é o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

Por

02/11/2013 às 12h34

Neste Dia de Finados, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lembra a todos os brasileiros, em especial os paraibanos da importância desta data que celebra vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Para o senador esse é o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

Segundo ele, a dura realidade é que a morte faz parte da vida, é o fim do curso vital, é uma invenção da própria vida em sua evolução. Morrer é uma experiência profundamente humana. Então, a morte é um bem, uma manifestação da sabedoria do Criador. Para ele, o dia não é de tristezas mais de saudade e de lembramos dos nossos ente queridos que fizeram parte de nossas vidas e hoje já se encontram na eternidade. "Venho conjuntamente com minha família a celebrar nesta data a vida eterna do homem, advogado, o tribuno e pai Antônio Vital do Rêgo. Único e para sempre. Lembro com saudades dos que já partiram para mais perto de Deus e, a todos, quero materializá-los na imagem de meu pai, plenamente vivo em minha vida ", destacou.

Origem da data
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!