header top bar

section content

Vital anuncia que Comissão de Infraestrutura discutirá gerenciamento de telecomunicações em audiência

A Comissão de Serviços de Infraestutura (CI) do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é titular promove na próxima quarta-feira (9) audiência pública sobre gerenciamento das telecomunicações como parte do ciclo "Telecomunicações: Governança, Desafios Operacionais, Segurança e Visão de Futuro". Foram convidados para o debate João Batista de Rezende, presidente da Agência Nacional de […]

Por

07/10/2013 às 15h45

A Comissão de Serviços de Infraestutura (CI) do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é titular promove na próxima quarta-feira (9) audiência pública sobre gerenciamento das telecomunicações como parte do ciclo "Telecomunicações: Governança, Desafios Operacionais, Segurança e Visão de Futuro".

Foram convidados para o debate João Batista de Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Flávia Lefèvre Grimarães, advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste); e Igor Vilas Boas de Freitas, consultor legislativo do Senado.

Em audiência anterior do mesmo ciclo de debates, realizada em 2 de outubro, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a redução do ICMS sobre os serviços de conexão rápida à internet e comentou os planos do governo para construção de um satélite brasileiro, que será lançado em 2016.

O debate sobre telecomunicações faz parte da agenda 2013/2014 da Comissão de Serviços de Infraestrutura que discute o tema Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do País.

Lei Geral das Antenas – Aproveitando a oportunidade da audiência pública Vital renovará o apelo para que a Câmara dos Deputados vote o Projeto de Lei do Senado 293/2012, a chamada Lei Geral das Antenas, transformado em PL 5.013/2013 de sua autoria naquela Casa. A proposta institui normas gerais de políticas urbana, ambiental e de saúde associadas à instalação de infraestrutura de telecomunicações no país.

A proposta de Lei Geral das Antenas é considerada pelo senador como fundamental para melhorar os serviços, na medida em que desburocratiza a instalação de infraestrutura pelas empresas de telefonia. “A banda larga móvel de altíssima velocidade (4G) é apontada como um grande avanço da Tecnologia. Porém, na avaliação do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal – SINDITELEBRASIL, o Governo Federal terá que triplicar o número de antenas para cumprir um compromisso firmado com a FIFA de oferecer serviços de telefonia celular de quarta geração (4G), que poderá permitir a transmissão de dados de até 100 vezes mais rápido do que a rede 3G, nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014”, ressaltou Vital.

Segundo Vital, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, lhe confirmou que as prioridades do Ministério das Comunicações para 2013 incluem aprovar as propostas da Lei Geral das Antenas (PL 5013/13, do Senado) e do Marco Civil da Internet (PL 2126/11, do Executivo), que aguardam votação na Câmara. Paulo participou recentemente de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da qual Vital é membro onde debateu sobre as ações e programas do ministério para 2013.

“Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas. No Senado venho trabalhando para ampliar com qualidade os meios de comunicação para os brasileiros”, afirmou Vital.

Assessoria

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!