header top bar

section content

ALPB lança campanha Outubro Rosa em sessão especial na quinta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba lança nesta quinta-feira (3) a campanha Outubro Rosa, que pelo primeiro ano integra o calendário institucional da Casa, e se úne ao movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama. O lançamento ocorrerá em sessão especial a partir das 15h00, no Plenário José Mariz. A ação tem […]

Por

01/10/2013 às 15h59

A Assembleia Legislativa da Paraíba lança nesta quinta-feira (3) a campanha Outubro Rosa, que pelo primeiro ano integra o calendário institucional da Casa, e se úne ao movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama. O lançamento ocorrerá em sessão especial a partir das 15h00, no Plenário José Mariz.

A ação tem o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama, cujo símbolo é um laço na cor rosa, que será distribuído com os cidadãos. No projeto foi incorporada ampla divulgação sobre direitos do cidadão, conforme Lei Federal, que trata da efetivação de ações de saúde que assegurem prevenção, detecção e tratamento do câncer. Esses procedimentos, garantidos no Sistema Único de Saúde (SUS), podem ser efetivados através da organização e participação voluntária de médicos, profissionais de saúde e população interessada.

Durante todo o mês de outubro o edifício sede da Assembleia Legislativa e seus anexos serão iluminados pela cor rosa. Os prédios, o portal e as redes sociais também se vestirão de rosa para chamar a atenção para a necessidade da prevenção da doença e para o problema.

A Assembleia promoverá palestras internas e a divulgação das leis que beneficiam quem tem câncer de mama. Serão fixados faixas alusivas ao evento, informativos e cartazes serão distribuídos, além da inserção de material publicitário no portal da ALPB.

A campanha vai transmitir orientações sobre direitos como a mamografia para todas a partir dos 40 anos, a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em hospitais da rede público no Estado. As informações estarão contidas em folders e panfletos que serão levados aos cidadãos.

A Assembleia vai promover debates e palestras sobre a campanha, como também apoiar iniciativas para a conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. O Poder Legislativo estadual vai adotar medidas no sentido de incentivar os demais poderes e Câmaras Municipais a promoverem eventos com esse objetivo.

Entenda – O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e é celebrado no Brasil há quatro anos.  Cerca de 50 mil mulheres por ano são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil

A cada ano várias cidades do país colorem de rosa alguns de seus principais monumentos, como por exemplo, a catedral e o Congresso Nacional em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Viaduto do Chá em São Paulo.

Em 2012, a ALPB se engajou na campanha ‘Outubro Rosa’ com uma série de atividades alusivas à prevenção do câncer de mama. Além disso, o prédio do Poder Legislativo se "vestiu" de rosa para destacar a importância de informar sobre essa doença que, quando diagnosticada cedo, tem muito mais chances de ser curada.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: