header top bar

section content

Vital participa de audiências para debater modernização da aviação civil brasileira

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, é um dos convidados da reunião

Por

02/09/2013 às 15h26

Na condição de autor do relatório que apontou os principais problemas da aviação civil brasileira, e sugeriu um novo planejamento para o setor, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), participa nesta segunda-feira (02), de uma nova audiência pública, realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado.

Vital que foi o relator da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, vinculada à CI, vai debater  com os senadores ,  o gerenciamento, a modernização e a ampliação da aviação civil brasileira, com base no relatório recém apresentado.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, é um dos convidados da reunião, que faz parte do ciclo de audiências públicas denominado “Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país”.

Conforme observou Vital com base na série de 19 audiências que a Subcomissão realizou, problemas na logística e falta de investimentos em infraestrutura têm sido apontados como fatores que comprometem o crescimento do país.

Em junho, após levantamento da CI, projetos executivos deficientes e exagero na atuação de órgãos de fiscalização foram apontados como dois dos maiores entraves para a conclusão de obras e a consequente melhoria da infraestrutura no país. O trabalho da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, relatada por Vital do Rêgo, foi concluído no último mês de abril, com um relatório que sugeria um novo planejamento para o setor de aviação civil, incluindo um plano plurianual de investimentos e um plano geral de outorgas de aeroportos para o setor privado.

Na quarta-feira (4), às 7h30, a comissão continuará a discussão em audiência pública com foco na segurança operacional e no crescimento da aviação civil brasileira. Foram convidados para o debate o diretor de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Cláudio Passos Simão; o diretor geral da Associação Brasileira das Empresas de Aviação Geral (Abag), Ricardo Nogueira; e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Nelson Antônio Paim. “São audiências importantes para debater problemas que hoje afetam milhões de brasileiros” disse Vital.

Relatório – Apontando soluções para os principais problemas aéreos brasileiros, o relatório final da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil (Cistac), elaborado pelo senador Vital e aprovado pela CI,  inclui um diagnóstico e recomendações para a aviação civil no país. O documento final traz o diagnóstico e as recomendações para a aviação civil.

Praticamente toda a reestruturação deste setor ocorrida nos últimos anos teve como foco exclusivo a aviação comercial. “De modo que trouxemos de volta o tema da aviação geral debatendo exaustivamente assuntos como a interlocução com o setor, a regulação e a fiscalização técnica e o acesso aos aeroportos”, relatou.

Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!