header top bar

section content

Vital participa de audiências para debater modernização da aviação civil brasileira

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, é um dos convidados da reunião

Por

02/09/2013 às 15h26

Na condição de autor do relatório que apontou os principais problemas da aviação civil brasileira, e sugeriu um novo planejamento para o setor, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), participa nesta segunda-feira (02), de uma nova audiência pública, realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado.

Vital que foi o relator da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, vinculada à CI, vai debater  com os senadores ,  o gerenciamento, a modernização e a ampliação da aviação civil brasileira, com base no relatório recém apresentado.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, é um dos convidados da reunião, que faz parte do ciclo de audiências públicas denominado “Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país”.

Conforme observou Vital com base na série de 19 audiências que a Subcomissão realizou, problemas na logística e falta de investimentos em infraestrutura têm sido apontados como fatores que comprometem o crescimento do país.

Em junho, após levantamento da CI, projetos executivos deficientes e exagero na atuação de órgãos de fiscalização foram apontados como dois dos maiores entraves para a conclusão de obras e a consequente melhoria da infraestrutura no país. O trabalho da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, relatada por Vital do Rêgo, foi concluído no último mês de abril, com um relatório que sugeria um novo planejamento para o setor de aviação civil, incluindo um plano plurianual de investimentos e um plano geral de outorgas de aeroportos para o setor privado.

Na quarta-feira (4), às 7h30, a comissão continuará a discussão em audiência pública com foco na segurança operacional e no crescimento da aviação civil brasileira. Foram convidados para o debate o diretor de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Cláudio Passos Simão; o diretor geral da Associação Brasileira das Empresas de Aviação Geral (Abag), Ricardo Nogueira; e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Nelson Antônio Paim. “São audiências importantes para debater problemas que hoje afetam milhões de brasileiros” disse Vital.

Relatório – Apontando soluções para os principais problemas aéreos brasileiros, o relatório final da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil (Cistac), elaborado pelo senador Vital e aprovado pela CI,  inclui um diagnóstico e recomendações para a aviação civil no país. O documento final traz o diagnóstico e as recomendações para a aviação civil.

Praticamente toda a reestruturação deste setor ocorrida nos últimos anos teve como foco exclusivo a aviação comercial. “De modo que trouxemos de volta o tema da aviação geral debatendo exaustivamente assuntos como a interlocução com o setor, a regulação e a fiscalização técnica e o acesso aos aeroportos”, relatou.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: