header top bar

section content

Portal do Governo ganha prêmio AETC-JP de jornalismo com matéria da Fundac

A reportagem premiada destacou a importância das práticas educacionais, profissionalizantes e culturais no processo de ressocialização.

Por

16/12/2011 às 17h20

A matéria "Internos da Fundac descobrem, por meio da arte e da educação, que é possível recomeçar”, da jornalista Dayana de Melo, publicada no portal do Governo do Estado da Paraíba no dia 23 de agosto deste ano, ficou em segundo lugar no Prêmio AETC-JP de Jornalismo 2011 "Joana Belarmino”, categoria jornalismo na internet. A divulgação dos vencedores aconteceu na noite dessa quinta-feira (15), em João Pessoa.

Segundo a diretora executiva de jornalismo da Secretaria de Comunicação da Paraíba, Andréia Barros, responsável pela edição da matéria premiada, existe um contínuo incentivo da Secom-PB para que os assessores produzam reportagens, além dos releases informativos. Andréia destacou que o Portal do Governo tem um espaço dedicado exclusivamente aos textos com temáticas especiais, mais contextualizados e humanizados. "Além de incentivarmos a produção dessas matérias, nós também incentivamos a inscrição dos trabalhos no Prêmio AETC. Felizmente, conseguimos a premiação com essa reportagem de Dayana, que aborda um tema tão delicado”, disse.

Reportagem
A reportagem premiada destacou a importância das práticas educacionais, profissionalizantes e culturais no processo de ressocialização de crianças, adolescentes e jovens infratores – e ainda a necessidade de parcerias entre diversos órgãos dos poderes públicos, privados e a sociedade civil para o êxito e o fortalecimento dessas ações.

O destaque do texto está nos depoimentos das adolescentes internas na Casa Educativa e na história dos dois adolescentes do Centro Educacional do Adolescente (CEA) e Centro Educacional do Jovem (CEJ), que foram aprovados no vestibular durante o período de internação e hoje cursam Direito e Ciências da Computação em instituições de ensino superior paraibanas.

Fundac
Para a presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Cassandra Figueiredo, a premiação da AETC é um reconhecimento importante. "Isso mostra que precisamos abordar temáticas sobre a questão da criança e do adolescente infrator de forma positiva, mostrando que esses meninos e meninas têm potencialidades e que são capazes de evoluir como cidadãos”, disse.

Jornalista Dayana
Segundo a jornalista Dayana de Melo, o prêmio demonstra que o dever social do jornalista vai além de ser um simples repassador de conteúdo. "Nós somos mediadores do debate público, mas isso não significa que somos seres estranhos a esse debate. É preciso ter técnica para escrever sobre as coisas da vida cotidiana; por outro lado, não devemos perder a capacidade de nos emocionar no exercício da nossa profissão”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO com secom

Tags:
Recomendado pelo Google: