header top bar

section content

Governo da PB vai investir R$ 350 milhões em instalação de usina solar do Sertão do Estado

A assinatura do projeto foi nessa sexta-feira na cidade de João Pessoa.

Por

12/11/2011 às 08h00

O Governador Ricardo Coutinho (PSB), assinou nessa sexta-feira (11), o Protocolo de Intenções para a viabilização da primeira Usina Termo Solar da América Latina, com capacidade de gerar 50 MW de energia. O empreendimento será instalado na cidade de Coremas, no Sertão do Estado. Na cerimônia de assinatura esteve presente o prefeito da cidade, Edilson Pereira e o representante da empresa Rio Alto Energia, de São Paulo.

Com investimentos previstos de R$ 350 milhões em 24 meses, a Usina Solar de Coremas será um marco por ser a primeira licenciada no Brasil com capacidade de geração de 50 MW de energia elétrica.

No termo assinado, a empresa Rio Alto Energia se compromete a iniciar a instalação da unidade industrial em 12 meses, tendo um total de 24 meses para colocar a usina em operação.

A energia a ser produzida será vendida ao Governo Federal, por meio de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ricardo Coutinho destacou a importância do empreendimento para a geração de fontes de energias limpas na Paraíba e disse que o Governo se empenhou desde o início pela instalação da usina, com incentivos fiscais e apoio institucional.

"Esse é um empreendimento fundamental para o aproveitamento de algo que está disponível em abundância como o sol para criar um negócio com base sustentável”, avaliou o governador, que, na última quinta-feira (10), juntamente com os governadores do Nordeste e o de Minas Gerais, assinou uma moção ao Governo Federal cobrando abertura para o financiamento de projetos de energia limpa (como eólica e solar), que hoje são feitas apenas pelo BNDES.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom-PB

Tags:
Recomendado pelo Google: