header top bar

section content

Bombeiro de Cajazeiras dá dicas para evitar fatalidades durante período chuvoso. VÍDEO!

Nesse período, os Bombeiros aumentam estado de alerta, pois crescem os riscos de afogamento, desabamento de estruturas, entre outros problemas

Por Jocivan Pinheiro

06/04/2016 às 20h37 • atualizado em 06/04/2016 às 20h42

O período chuvoso é comemorado no Alto Sertão paraibano, mas também traz consigo preocupações. Podemos elencar algumas delas: enchentes causadas por transbordamento de açudes, por falta de saneamento básico ideal ou acúmulo de lixo nas redes de esgotos, risco de doenças e acidentes que podem ser fatais, como afogamento.

Nesse período, o Corpo de Bombeiros aumenta seu estado de alerta, afinal crescem os riscos de afogamento, desabamento de estruturas, entre outros problemas. De acordo com o tenente Gênesson, a prevenção é o primeiro passo. E em muitos casos ela deve ser feita pela própria população.

Ele destaca que é também papel do civil cuidar para que não haja acúmulo de lixo nos córregos, esgotos e encostas. Geralmente os alagamentos na zona urbana se dão pela obstrução das vias de escoação da água causada por lixo doméstico.

Outro ponto no qual a atenção deve ser redobrada nesse período, tanto pela população quanto pelos Bombeiros, são os açudes. Quando estão cheios, as pessoas costumam tomar banho nos mananciais e, por displicência ou ímpeto, sofrem afogamentos, muitos deles com vítimas fatais.

O Corpo de Bombeiros sempre reforça as ações de prevenção no período de chuvas. A companhia de Cajazeiras fez um mapeamento das áreas de risco na região, ou seja, locais mais propícios a ocorrerem acidentes, desde açudes e rios a prédios que apresentam fissuras que comprometem a estrutura.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: