header top bar

section content

Comandante de Cajazeiras sai em defesa de policiais e dispara “Prática de inescrupulosos” Vídeo

Audiência de Custódia, segundo o CNJ, é a garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante

Por Jocivan Pinheiro

15/06/2016 às 15h24 • atualizado em 27/06/2016 às 11h34

O Tenente-Coronel Enéas Cunha Rolim, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar em Cajazeiras, fez duras críticas à Audiência de Custódia, que, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é a garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante.

A ideia é que o acusado seja apresentado e entrevistado pelo juiz em uma audiência em que serão ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso. Durante a audiência, o juiz analisará a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares.

VEJA MAIS

» 6º BPM de Cajazeiras promove curso para melhorar ações policiais armadas

» Polícia Militar age rápido, prende acusado de assalto em Cajazeiras e recupera carro

Acontece que, segundo o Tenente-Coronel Cunha, em muitos casos os presos estão sendo orientados pelos seus advogados a mentirem diante do juiz, alegando que foram coagidos pelos policiais militares, por meio de tortura física e psicológica, a confessarem o crime.

O comandante do 6º BPM chamou de “inescrupulosos” os advogados que fazem essa orientação aos seus clientes, e disse que os próprios presos já aprenderam a usar essa estratégia por conta própria, criando uma “presunção de culpa” contra os policiais.

“Isso já era uma prática de defensores inescrupulosos que quando não tinham nenhuma prova para defender seu cliente, orientava o camarada a dizer que tinha confessado mediante coação, espancamento… A mentir, na verdade. E agora o próprio criminoso tem esse direito, não precisa mais nem de um advogada para ter essa sua defesa. Cria uma presunção de culpa para com os policiais”, criticou.

Tenente-Coronel Cunha revelou que a Polícia Militar de todo o país está se mobilizando “para que o CNJ acorde para essa atitude que foi tomada e só vai contribuir para a desmotivação das polícias de um modo geral, mas principalmente da Polícia Militar, que dá o combate diário nas ruas.”

Onda de assaltos em Cajazeiras

O comandante do 6º BPM também comentou sobre os casos de assaltos que têm acontecido em Cajazeiras nos últimos dias, e garantiu que a polícia está intensificando as ações preventivas e de combate nas ruas após as primeiras informações do Serviço de Inteligência.

“Nós estamos otimizando o emprego das guarnições, principalmente com vistas a locais e horários principais levantados diante dos últimos acontecimentos, e acredito que não vai muito longe, nós estaremos com esses indivíduos presos e pagando pelos crimes, pela ousadia deles e pela persistência que eles vêm praticando crimes e causando certo clima de insegurança e revolta.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: