header top bar

section content

Irmã mandou matar para vender bens

Suspeita foi presa juntamente com outras cinco pessoas na segunda (27). Estudante, de 28 anos, foi morto em suposto assalto a padaria da suspeita.

Por Diário do Sertão

28/06/2016 às 12h48

Os detalhes sobre o caso foram divulgados durante uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (28), na Central de Polícia de João Pessoa (Foto: André Resende/G1)

A ganância em relação à venda dos bens da família, avaliados em cerca de R$ 1 milhão, teria sido o motivo pelo qual uma jovem de 26 anos teria mandado matar o irmão durante um suposto assalto à padaria dela, no bairro de Jardim Luna, em João Pessoa, segundo informou o delegado Aldrovilli Grisi durante uma coletiva de imprensa na Central de Polícia de João Pessoa na manhã desta terça-feira (28). Segundo a polícia, a suspeita tinha uma vida de ostentação e vendia os bens da família para pode gastar o dinheiro.

A irmã da vítima foi presa na segunda-feira (27), juntamente com outras cinco pessoas suspeitas de participação no crime. Marcos Antônio Filho, de 28 anos, foi baleado no dia 4 de junho. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital de Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia.

O corpo do jovem de 28 anos foi enterrado na manhã do dia 5 de junho. O velório e o enterro aconteceram no Parque das Acácias, no José Américo, e foram acompanhados por amigos, familiares e colegas do jiu jitsu, esporte praticado pela vítima.

Segundo o delegado, depois da morte do pai dos irmãos, quem passou a gerir o patrimônio da família, que mora em Bayeux, foi a irmã, uma vez que a vítima estudava e morava em Areia, no Agreste do estado. Durante a ausência do irmão, ela conseguiu vender um imóvel e um carro pertencente à família e ainda segundo Aldrovilli Grisi, teria falsificado a assinatura do irmão para poder vender um imóvel que estava no nome dele.

E, ainda de acordo com Aldrovilli Grisi, a morte do jovem foi encomendada pelo valor de R$ 13 mil, que a suspeita pretendia pagar após a execução. O delegado explicou que ela não tinha o dinheiro no momento do contrato. “Ela pretendia pagar os executores do irmão com o dinheiro dos bens do próprio irmão”, disse.

Crime aconteceu em padaria no bairro do Jardim Luna, em João Pessoa (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Crime aconteceu em padaria no bairro do Jardim Luna, em João Pessoa (Foto: TV Cabo Branco)

Investigação
O caso, que inicialmente foi investigado pela Delegacia de Homicídios, passou para Roubos e Furtos porque havia a suspeita de que fosse um latrocínio. A mudança de rumo na investigação aconteceu após a polícia conseguir na Justiça a quebra de sigilo telefônico da vítima. Nos registros do celular da vítima, a polícia encontrou várias ligações do irmão para a suspeita onde ele questionava a venda do patrimônio, bem como a forma que ela havia conseguido para vender o imóvel dele. Depois disso, a polícia conseguiu a quebra do sigilo da suspeita e descobriu como se deu a negociação para a morte do jovem.

Grisi explicou que a suspeita não gostava de ser questionada e teve a ideia de executar o irmão para poder vender os imóveis e bens livremente e sustentar um padrão de vida alto que ela levava. O delegado relatou na coletiva que a suspeita sustentava duas namoradas, incluindo uma delas que foi presa, além de gastar muito em festas, viagens e compras em restaurantes e shoppings de João Pessoa e Recife. “Ela levava uma vida luxuosa e queria manter, e a forma que ela encontrou foi vendendo os bens da família”, falou.

Marcos Antônio Filho era estudante de Veterinária da UFPB, do campus de Areia, no Agreste paraibano, e deveria se formar no próximo ano. Ele também era praticante de jiu-jitsu e já tinha marcado o exame de faixa, para assumir a faixa preta. Ele deixou um filho de sete anos.

Dois dias depois do crime, a conclusão após o primeiro exame feito por uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) foi de que o tiro que matou Marcos não foi acidental. Para o perito criminal responsável pela análise, Aldenir Lins, o crime tinha características de execução. No dia em que foi atingida pelo disparo, a vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital de Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia.

“Foram executados dois disparos. O primeiro disparo pegou em um lixeira, esse não foi direcionado para ninguém, foi um tiro direcionado para baixo, para o piso, e acabou atingindo a lixeira. O outro disparo foi exatamente na cabeça da vítima. Esse outro disparo foi muito direcionado para a vítima. Ele não foi naquela coisa de um momento no calor da emoção, não houve reação por parte da vítima. Já deu para perceber que ele chegou, a vítima estava ao solo, estava rendida”, comentou Aldenir Lins após a primeira perícia.

Participação das pessoas
Além da irmã da vítima, suspeita de ser a mandante do crime, foram presas outras cinco pessoas: A namorada da suspeita, de 21 anos, que sabia do plano e ajudou a acobertar a suspeita; os dois homens que teriam participado do suposto assalto, incluindo o atirador; um homem de 37 anos, que seria o intermediário entre a suspeita e a dupla executora; e um empresário de Bayeux, que seria o comprador dos bens da família. Segundo o delegado, a participação deste homem está sendo investigada. Um outro suspeito ainda é procurado pela polícia.

Todas as prisões são preventivas e segundo o delegado devem se transformar em temporária após o aprofundamento das investigações. As cinco pessoas apresentadas na coletiva, o que exclui o comprador das propriedades, devem ser indiciadas por homicídio em concurso com roubo, que é quando o roubo é forjado para ocultar uma execução, e por formação de quadrilha.

G1

Recomendado pelo Google: