header top bar

section content

PRF faz balanço da Operação Proclamação da República com registro de quatro acidentes graves na Paraíba

Ultrapassagens proibidas, embriaguez ao volante, falta do uso do cinto de segurança e excesso de velocidade foram as infrações mais flagradas.

Por Diário do Sertão

16/11/2016 às 15h02

PRF faz balanço da Operação Carnaval

Encerrada nessa terça-feira (15), e com duração de 5 dias, a Operação Proclamação da República, que foi considerada tranquila em relação ao número e gravidade dos acidentes registrados para o período. No entanto, muitas irregularidades e excessos foram observados pelos agentes. Ultrapassagens proibidas, embriaguez ao volante, falta do uso do cinto de segurança e excesso de velocidade foram as infrações mais flagradas.

+ Região de Sousa: jovem morre e duas pessoas ficam feridas em acidente de moto na BR 230

Para o período foram computados 4 acidentes graves, que são aqueles em que se registra pelo menos um ferido grave ou um óbito. Os acidentes com registro de óbito ocorreram em São Miguel, na BR 104 envolvendo duas motocicletas, onde um condutor morreu e outro acidente com óbito em São Mamede, na BR 230 onde uma queda de motocicleta também vitimou seu condutor. Ao todo, 11 acidentes com feridos foram computados lesionando 23 pessoas.

O excesso de velocidade foi a infração mais apontada para o período: 3485 condutores foram flagrados dirigindo com velocidade superior à permitida para a via. Abusos e irresponsabilidade chamaram atenção: veículos foram vistos circulando em velocidade de até 196 km/h.

Os agentes empenharam seus esforços também no combate ao embriaguez ao volante. Ao todo 1.214 testes de alcoolemia foram realizados sendo que 24 deles deu resultado positivo ensejando 5 prisões por apresentarem índice considerado crime. A cada 50 condutores que sopraram o aparelho do bafômetro, um deles estava sob efeito de álcool.

Com objetivo de informar e conscientizar, a PRF realizou um intenso trabalho de educação para o trânsito. Ao todo 1.137 pessoas foram alcançadas com abordagens educativas, palestras e cinema rodoviário. Uma das ações foi realizada em Cabedelo, na balsa que realiza o translado de pessoas e veículos até Lucena.

Além das ocorrências de trânsito, diversos flagrantes de criminalidade foram registrados: crimes ambientais, uso de documento falso, apreensão de anfetaminas, cumprimento de mandado de prisão entre outros onde ao todo 9 pessoas foram detidas.

Outros números da operação:
Veículos fiscalizados: 3542
Pessoas fiscalizadas: 3633
Ultrapassagens proibidas: 73

Assessoria da PRF

Recomendado pelo Google: